Toyota Corolla recebe cinco estrelas em segurança no Latin NCAP
Apesar da nota alta, segurança de adultos foi considerada marginal para cervical e para o tórax do motorista e detecção de pedestres fez falta
Além dos testes dos Volkswagen Polo e Virtus, o Latin NCAP também divulgou os resultados do teste de segurança realizado em 2019 do Toyota Corolla, que é produzido em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Embora seja antigo, a avaliação é referente à versão atual do modelo.
O Corolla conseguiu a nota máxima de cinco estrelas na avaliação. O modelo foi avaliado para impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) de cidade e alta velocidade, sistemas de suporte de pista e controle eletrônico de estabilidade.
O sedã atingiu 83,31% em ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 59,72% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 81,57% em assistência à segurança. O Corolla é equipado, por padrão, com sete airbags, controle eletrônico de estabilidade, sistemas de suporte de pista, como assistente de manutenção e alerta de permanência em faixa, e sistema de frenagem de emergência, mas sem reconhecimento de pedestres.
No geral, a proteção foi considerada boa para o passageiro no teste de colisão frontal. Já o motorista teve a segurança avaliada como boa apenas na cabeça e na canela esquerda. A proteção do tórax foi marginal, assim como a dos joelhos, que segundo o Latin NCAP “podem impactar estruturas perigosas atrás do painel”. Pés e canela direita do condutor tiveram proteção adequada.
No teste de colisão lateral a proteção foi considerada boa para todas as partes e no impacto lateral com poste, apenas o tórax ganhou proteção marginal, sendo todo o resto boa. A segurança foi considerada marginal no teste de chicotada cervical.
O Corolla mostrou boa segurança para as crianças. Nos testes, os dummys de três e um ano e meio tiveram proteção total no impacto frontal e não tiveram suas cabeças expostas. O mesmo vale para o impacto lateral. Todas as instruções estão de acordo com os requisitos do Latin NCAP e os SRIs avaliados para instalação foram aprovados.
O sedã mostrou-se seguro também para os pedestres, atingindo nota máxima de impacto da perna, com boa proteção para a parte superior e inferior. Na maioria das outras áreas de impacto, a segurança foi considerada boa ou adequada. Porém, os resultados poderiam ser melhores se o modelo oferecesse como padrão a frenagem de emergência com reconhecimento de pedestres.
Os sistemas de segurança também foram bem avaliados. O lembrete do cinto de segurança recebeu nota máxima por ter sinal visual e sonoro para todos os ocupantes. Outros itens que tiveram boa avaliação foram o sistema de controle eletrônico de tração e sistema de frenagem de emergência interurbano. O sistema de detecção faixa e alerta de mudança foram bem avaliados, mas a assistência de permanência e o alerta de ponto cego não atenderam aos requisitos do órgão.
Vale lembrar que a versão avaliada é sempre a mais básica, logo, alguns itens não são testados por serem opcionais ou por aparecerem apenas em versões mais completas. É o caso do limitador de velocidade e a frenagem de emergência com detecção de pedestres.