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Top Ten: os pioneiros da segurança

Conheça os carros e personagens que inauguraram os recursos que salvam vidas até hoje

Por Fernando Garcia - Atualizado em 12 jan 2019, 17h49 - Publicado em 1 dez 2015, 17h28

mercedes w111 rocket

FREIOS ABS

Jensen Interceptor

Inventado pelo francês Gabriel Voisin em 1929 para os aviões, o sistema de frenagem antitravamento foi usado pela primeira vez em um carro no inglês Jensen FF (Interceptor), em 1966. Mas só a partir de 1978 o recurso foi difundido, no Mercedes Classe S.

ESPELHO RETROVISOR

Marmon Wasp

Na primeira 500 Milhas de Indianápolis, em 1911, Ray Harroun dirigiria seu Marmon Wasp sem o usual copiloto. Assim, instalou um espelho à sua frente e venceu a prova. A patente viria em 1921, por outro americano.

AIRBAG

Airbags

A bolsa de ar foi patenteada em 1951 por John W. Hetrick, mas utilizada só em 1973 nos Buick, Oldsmobile e Cadillac. Coube à Mercedes difundir o airbag, no Classe S em 1981. Em 1994, viria o lateral, no Volvo 850.

CINTO DE SEGURANÇA

Volvo PV544

Sua criação data do final do século 19, mas ninguém deu muita bola, pois não se pensava em segurança. Ele voltaria só em 1949, instalado nos Nash. Já o cinto de três pontos estrearia no Volvo PV544, em 1959.

DETECTOR DE PONTO CEGO

Volvo S80

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Em 2007, o Volvo S80 lançou o Blind Spot Information System (BLIS), que avisa o motorista, via sensores instalados nos para-lamas e para-choques, se há veículos ou objetos em pontos cegos do espelho.

AVISO DE MUDANÇA DE FAIXA

Nissan Cima

O sedã de luxo japonês Nissan Cima, vendido pela Infiniti com o nome de Q45, estreou o aviso de mudança de faixa LDW (Lane Departure Warning System) a partir da segunda geração (F50) de 2001 e 2010.

FAROL

Columbia

Os primeiros veículos tinham lâmpadas a óleo para iluminar. Até que em 1899 o carro elétrico da americana Columbia adotou o farol. Mas o sensível filamento queimava logo, o que limitou o uso em larga escala.

ABSORÇÃO DE IMPACTOS

Mercedes-Benz W111

De novo um Mercedes: o Fintail (W111) trouxe, em 1960, os primeiros recursos de carroceria deformável. As partes dianteira e traseira eram mais maleáveis para dissipar a energia das colisões.

LIMPADOR DE PARA-BRISA

Ford T 1908

Ele foi idealizado em 1903 pela americana Mary Anderson, que teve a ideia após ver em Nova York um condutor, sob a neve, colocando a cabeça para fora do bonde. Acabou sendo adotado no Ford T em 1908.

CONTROLE DE ESTABILIDADE

Toyota Crown

Conhecido como ESP (Electronic Stability Program), uma versão rudimentar equipou em 1983 o Toyota Crown. A versão como conhecemos hoje chegou às ruas apenas em 1995, com o Mercedes S 600 Coupé.

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