Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Todos os carros estarão conectados até 2025

Previsão é da GSMA, associação mundial de operadoras e fabricantes de telefonia

Por Marcio Ishikawa | foto: Germano Luders Atualizado em 9 nov 2016, 12h29 - Publicado em 14 jun 2013, 16h42
tecnologia

Praticamente todos automóveis novos fabricados no mundo a partir de 2025 devem estar dotados de alguma forma de conectividade a bordo. Essa é a previsão da GSM Association, grupo mundial que reúne operadores e fabricantes da telefonia móvel.

De acordo com a GSMA, o mercado de carros conectados deve chegar a um valor de 40 bilhões de dólares daqui a cinco anos, ante os 13 bilhões movimentados no ano passado. Ainda segundo previsão da associação, isso estimulará uma variedade de serviços móveis em diversas áreas, como segurança, proteção, entretenimento, informação de tráfego, navegação e diagnóstico de veículos.

A decisão da Comissão Européia, que determina que todos os novos modelos comercializados nos países membros sejam equipados com o eCall, sistema que conecta o veículo aos serviços de emergência em caso de colisão, é outro fator para impulsionar a tecnologia.

A incorporação da tecnologia móvel em carros não somente vai salvar vidas, mas também vai gerar uma gama de novos serviços”, disse Michael O’Hara, diretor de marketing da GSMA, para quem o mercado automobilístico está em meio a uma revolução. “O rápido crescimento deste mercado será gerado em parte pela ação regulatória positiva, particularmente na Europa e em mercados emergentes como a Rússia e o Brasil. É vital que as indústrias móvel e automobilística trabalhem juntas.”

Continua após a publicidade
Publicidade