Testamos o Android Auto, novo sistema de conectividade entre celulares e carros
O sistema do Google espelha as funções do smartphone e é compatível com Whatsapp, Spotify e Maps
Segundo pesquisa divulgada pelo próprio Google, 28% dos acidentes de carro envolvem distração com smartphones. O mesmo estudo também aponta que a integração da central multimídia com o celular é um atributo que já é levado mais em consideração do que a potência do motor na escolha de um automóvel.
Seguindo a lógica dessas estatísticas, a empresa criou o Android Auto, que leva as funções dos celulares Android para a central mutimídia dos automóveis. O sistema já estava disponível em alguns modelos, mas o lançamento oficial aconteceu nesta quarta-feira (23), na sede do Google Brasil, em São Paulo.
Entre os modelos que já dispõem da tecnologia estão o Honda Accord, Chevrolet Cobalt e toda linha Volkswagen. Ford, Suzuki, Fiat, Hyundai e Mitsubishi devem lançar plataformas compatíveis ainda esse ano. Para quem quiser instalar por conta própria, a Pioneer vende um rádio com o sistema, o AVIC F70TV, por salgados R$ 2.799.
Leia mais:
>> Teste mostra falha em carro com keyless
>> Waze informa qual o melhor horário pra sair
>> Projeto de lei quer obrigar GPS a alertar sobre regiões violentas
Para utilizar a tecnologia é preciso baixar o aplicativo e conectar o smartphone no automóvel via cabo USB ou Bluetooth. A maioria dos comandos são feitos por voz e as interações com outros usuários são eliminadas, para evitar distrações. Por este motivo, o Facebook não está disponível. Já o Whatsapp escapou dessa limitação – e funciona bem, como você pode ver no vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=8iEACsahpKw
A esperada compatibilidade com o Waze ainda não saiu do papel – por enquanto apenas o Google Maps pode ser utilizado como navegador. Segundo o Google, o Waze (que também pertence à empresa) deve estar disponível em breve. “Nós sabemos da importância do Waze para o público brasileiro, mas estamos tentando viabilizar interação com outros usuários com a devida segurança”, diz Flavio Ferreira, diretor de parceria para Android do Google.
O usuário também tem um serviço de concierge com a função Google Now que esclarece dúvidas como: “Vai chover amanhã?” ou “Qual a cotação do dólar?” e “Quais os restaurantes mais próximos?
O grande rival é o Apple CarPlay liberado no Brasil desde o ano passado. Ele tem funcionalidade de espelhamento similar ao Android Auto, porém só conta com a navegação GPS do sistema iOS, tecnicamente inferior às funcionalidades de apps de navegação como Waze ou mesmo o Google Maps.