Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tesla da china, Nio apresenta sedã elétrico ET7 com 1.000 km de autonomia

Primeiro sedã da marca chinesa tem dois motores, 644 cv e pode rodar rodar muito com uma carga. Mas é bom ficar atento às promessas da marca

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 jan 2021, 14h04
NIO ET7
(NIO/Divulgação)

De empresa que estava perto da falência, em um ano a Nio se transformou em uma das maiores rivais da Tesla. Isso, pelo menos na China. E foi lá mesmo que ela apresentou o ET7, um sedã elétrico com muito potencial.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

A Nio ganhou o noticiário no mercado de ações em 2020. Antes mesmo de entregar seus primeiros carros elétricos a marca recebeu aportes de gigantes locais, como Tencent e Baidu, além do aporte de US$ 1 bilhão por investidores apoiados pelo governo da cidade chinesa de Hefei, onde a Nio estabeleceu sua nova sede. Com toda essa movimentação, suas ações valorizaram mais de 1.000% em um ano na bolsa de Nova York. 

E foi no melhor estilo Tesla que a Nio apresentou o ET7. O evento anual preparado pela empresa também revelou a segunda geração do Power Swap, estações de troca das baterias e uma nova tecnologia de condução autônoma.

Continua após a publicidade
NIO ET7
(NIO/Divulgação)

O Nio ET7 é o primeiro sedã da empresa, que já tem linha formada pelo SUV cupê EC6, pelos SUVs grande ES8 e ES6, e pelo superesportivo elétrico EP9. E o que faz o ET7 ser tão especial é sua autonomia de até 1.000 km por carga em ciclo NEDC.

E é um sedã bem grande. Tem 5,10 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e 3,06 m de entre eixos. São dimensões de carros como Audi A8, Mercedes Classe S, Porsche Panamera e BMW Série 7.

O estilo, sim, é bem diferente. Mesmo divididos, os faróis são bem pequenos, como uma tira de led na parte superior e bloco pequeno logo abaixo. E as linhas fluidas resultaram no baixo coeficiente de arrasto aerodinâmico, de 0,23 Cx. 

Continua após a publicidade
NIO ET7
(NIO/Divulgação)

Qualquer semelhança com os Tesla no interior não é mera coincidência. Há comandos no volante, com uma tela logo atrás dele cumprindo a função de quadro de instrumentos, mas quase tudo é comandado pela tela central de AMOLED e 12,8 polegadas. O painel tem uma faixa central de madeira e os bancos dianteiros e traseiros têm de série aquecimento, ventilação e função de massagem. O sistema de som ainda é um 7.1.4 com 23 alto falantes e 1.000 W de potência.

Na parte mecânica, o sedã chinês tem motor elétrico dianteiro de 241 cv de imã permanente e um assíncrono de 402 cv traseiro, totalizando 644 cv e 86,7 kgfm.

Mas há três opções de baterias. A menor, de 70 kWh, promete rodar 500 km. A de 100 kWh teria carga para 700 km e é a enorme bateria de 150 kWh que lhe concede mais de 1.000 km de autonomia, segundo a marca.

Continua após a publicidade
NIO ET7
(NIO/Divulgação)

Só tem um detalhe: a marca usa o ciclo NEDC, muito otimista e que já foi tornado obsoleto pelas fabricantes, que hoje usam o ciclo WLTP para falar em autonomia elétrica.

Em matéria de tecnologia, o Nio ET7 apresentado tem tecnologia de condução autônoma baseada nas informações de 11 câmeras de 8 megapixels, um LiDAR de alta resolução ultrawide, radares de ondas de 5 mm, 12 sensores ultrassônicos, duas unidades de posicionamento de alta precisão e compatibilidade com tecnologias V2X e ADMS.

NIO ET7
(NIO/Divulgação)
Continua após a publicidade

Todo esse pacote tecnológico compõe o sistema Aquila, capaz de gerar 8 gb de dados por segundo. Tudo é processado por um sistema de processadores chamado Adam, com quatro processadores Nvidia com 68 núcleos, com processamento de 32 gb por segundo.

É uma super plataforma eletrônica, mas a fabricante não falou sobre o nível de autonomia do carro. Mas já está definido que para usar o sistema será necessário fazer uma assinatura ao custo de 680 RMB, ou R$ 575. É, definitivamente, uma empresa que pensa como a Tesla.

NIO ET7
(NIO/Divulgação)

Os preços do Nio ET7 começam em 448.000 RMB (R$ 379.750), ou 378.000 RMB (R$ 320.274) caso o comprador opte pelo aluguel das baterias.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 740

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.