Suzuki lança GSR 125 e GSR 125S
Dois novos modelos chegam ao segmento de pequena cilindrada
Seguindo o padrão mundial, a marca japonesa Suzuki lança duas motocicletas se apropriando da mesma plataforma, isto é, dividindo a maioria de seus componentes e utilizando a mesma linha de montagem, o que reduz os custos de produção. Segundo a fábrica, chassis e motor que equipam seus lançamentos, GSR 125 e GSR 125S, são totalmente novos. O chassi é do tipo berço semi-duplo em aço. Na traseira, a suspensão tem dois amortecedores com reservatório de expansão a gás, reguláveis na compressão das molas e no retorno hidráulico. Na dianteira as bengalas são convencionais e não permitem ajustes, já as rodas são de liga-leve com desenho esportivo e cinco raios. Na frente, foi montado um disco com pinça de dois pistões, e na roda de trás o freio é a tambor acionado por varão.
O propulsor tem 125 cc, comando DOHC, é refrigerado a ar e gera 10,8 cv a 9000 rpm e pouco mais de 1 kg de torque, alimentado por carburador a vácuo com assistência eletrônica. Este oitavo de litro recebeu um eixo balanceiro na frente do virabrequim para reduzir vibrações. Todos estes componentes são idênticos nas duas versões.
Na versão GSR 125 – a mais simples – o farol é redondo e o painel analógico, igual ao da GSR 150i. A versão mais completa, a GSR 125S, conta com semiguidões montados sobre a mesa superior, farol em formato de escudo que recebeu uma pequena carenagem, bem ao estilo das motos indianas. O painel é misto, tem um conta-giros analógico redondo e a seu lado um painel LCD, com as demais informações (hodômetro total e parcial, indicador de marcha, marcador de combustível, etc.). Serão quatro cores disponíveis: amarela, vermelha, preta e prata.
Os preços sugeridos divulgados da GSR 125 e GSR 125S são respectivamente R$ 5.990 e R$ 6.490. A mais barata está bem próxima do valor sugerido de R$ 5.890 da Yes 125, que hoje está com valor promocional que lhe garante R$ 1.000 de desconto. Já a GSR 125S é apenas R$ 339 mais barata que a GSR 150i.
A Suzuki não confirma, mas é inevitável que os novos modelos substituam as irmãs mais velhas.