Suzuki Jimny poderá ter versões elétrica, híbrida e até uma picape
Os novos modelos chegarão para compor a linha do SUV da Suzuki, que será eletrificada e terá até uma picape baseada no modelo
Além da inédita versão de quatro portas recém-lançada, a Suzuki poderá expandir ainda mais a linha do Jimny nos próximos anos com foco na eletrificação – o jipinho terá uma versão elétrica até 2030, mas uma híbrida um pouco antes disso. Porém, agora, além das novas variantes eletrificadas, uma nova picape baseada no modelo também poderá surgir.
As especulações sobre uma versão picape do Jimny aumentaram em 2019, quando o conceito Jimny Pick-Up Style foi apresentado. Recentemente, durante o lançamento do novo Swift, o gerente geral de carros da Suzuki Austrália, Michael Pachota, foi questionado sobre o projeto da picape, e foi categórico. Segundo ele, o novo modelo será um “Jimny com dois assentos na frente e nada atrás”.
Ou seja, o modelo final seguirá fielmente o conceito, que já foi apresentado como uma picape compacta, de cabine simples, com uma caçamba de dimensões bastante reduzidas. Configurações de cabine dupla estariam descartadas, especialmente por questões técnicas, já que seria maior do que a versão alongada (de quatro portas) do Jimny.
Versões híbrida e elétrica
O chefe local da Suzuki se manteve em silêncio, porém, quando questionado sobre uma versão elétrica do Jimny, que deve ser lançada até 2030, como parte do investimento de US$ 15 bilhões em veículos elétricos.
Além dessa versão, como já falado, outra versão híbrida a gasolina também deve chegar nos próximos anos, provavelmente como parte da reforma do atual motor 1.5 de quatro cilindros, que já foi proibido em alguns países por conta de suas emissões.
Ambas chegarão para equilibrar as emissões de C02 da marca, com objetivo da Suzuki em não receber penalidades pelas entidades responsáveis. Ainda não há informações mais aprofundadas sobre os modelos.