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SUV da Ranger, Ford Everest será vendido na América do Sul

Virá importado da Tailândia, inicialmente para testar a aceitação do público e avaliar uma possível produção argentina

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 22 dez 2024, 16h00 - Publicado em 20 dez 2024, 07h55
Ford Everest
Ford Everest (Divulgação/Ford)
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Depois de tantos rumores, a Ford enfim confirmou o lançamento do Everest, o SUV baseado na Ranger que irá competir diretamente com Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport e Toyota SW4. Chegará primeiro à Argentina antes de desembarcar em outros mercados da América do Sul, importado da Tailândia.

A confirmação foi feita ontem (18), durante a festa de fim de ano da Ford na fábrica em Pacheco (Argentina). O lançamento para o país vizinho acontecerá no 1º semestre de 2025 e a empresa ainda não fala sobre versões, preços e nem mesmo os motores.

Começar a carreira pela Argentina não é por acaso. Há tempos que a Ford estuda a possibilidade de produzi-la ao lado da Ranger em Pacheco, não só para movimentar ainda mais a fábrica como também para ter um produto de maior valor agregado fabricado na região.

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Ford Everest

Há espaço no mercado entre os SUVs baseados em picape. A categoria é dominada pelo Toyota SW4 com folga, que emplacou 15.852 unidades entre janeiro e novembro. O Pajero é o segundo colocado, somando 2.650 veículos vendidos, enquanto o Chevrolet Trailblazer, mesmo com a reestilização, acabou na terceira posição, com 1.767 unidades registradas.

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O sucesso da Ranger pode ter animado os executivos da fabricante. A picape média tornou-se a segunda mais vendida em sua categoria, com 28.258 unidades, logo à frente da Chevrolet S10 (25.174). Continua longe da Toyota Hilux, ainda a líder absoluta, que está com 45.449 veículos emplacados.

Ford Everest

Compartilha os motores com a Ranger, com versões usando o motor 2.3 turbo a gasolina de 275 cv, 2.0 biturbo diesel de 210 cv ou o V6 3.0 turbodiesel de 250 cv. A unidade apresentada na Argentina estava com o propulsor a gasolina, mas não é uma confirmação de que chegará com esta motorização. A transmissão é a automática de dez marchas.

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A própria Ford já indica que o Everest chegará em uma versão bem equipada, com o teaser divulgado mostrando o nome “Titanium” na carroceria. Assim, terá itens como faróis de led Matrix, câmera 360°, central multimídia de 12” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, porta-malas com abertura elétrica, painel de instrumentos digital de 12”, ar-condicionado de duas zonas, sete airbags, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência e mais.

Oficialmente, a Ford nega que irá vender o Everest no Brasil. Porém, uma produção do SUV na Argentina seria difícil de ser justificada se ficar de fora do maior mercado da América Latina. Essa produção local poderia ficar para 2026.

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