PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Suspensão digital da Marelli não tem amortecedores e até gera energia

O conjunto, que pesa apenas 6 kg por roda, também funciona como um regenerador de energia para baterias de 48 Volts

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 mar 2024, 16h48
Suspensão eletromecânica ativa da Marelli
Suspensão eletromecânica ativa da Marelli (Marelli/Divulgação)
Continua após publicidade

Depois da direção steer-by-wire, que não tem contato mecânico com as rodas, chegou a vez da suspensão sem amortecedores. Apelidada de suspensão digital, a inédita suspensão eletromecânica ativa foi apresentada pela italiana Marelli, que diz ter vários clientes interessados no sistema para equipar futuros veículos.

O novo sistema é composto por quatro atuadores elétricos conectados a um braço de suspensão. Os atuadores têm pequenos motores elétricos ligados a uma unidade de controle, cuja responsabilidade é analisar permanentemente o rodar do veículo, bem como os parâmetros de aceleração e inclinação, para modular a força que deve ser aplicada no amortecimento.

Feitas as análises, os motores acionarão o braço, que substitui o amortecedor, e o moverão de acordo com a demanda do momento. Pelo funcionamento eletrônico, também não há óleo ou gás pressurizado, mas a mola foi mantida acima do novo conjunto. Em tempo: todo o sistema pesa apenas 6 kg por roda.

Suspensão eletromecânica ativa da Marelli
Suspensão eletromecânica ativa da Marelli (Marelli/Divulgação)

De acordo com a Marelli, a suspensão é capaz de oferecer “grande conforto de condução ao absorver solavancos e imperfeições do asfalto”. Outras promessas dizem respeito ao silêncio do funcionamento, já que são menos componentes e de acionamento eletrônico, e à redução ou até eliminação de oscilações em curvas e em acelerações e frenagens. A empresa também garante que o novo sistema não necessitará de alterações estruturais ou de desenho nos veículos em relação aos conjuntos atuais.

Continua após a publicidade

Recuperação de energia

Por ser um conjunto elétrico, há demanda de energia para o funcionamento e, por isso, ele será sempre acompanhado por uma bateria de 48 Volts – que servirá também para alimentar outros sistemas do veículo.

Compartilhe essa matéria via:

Segundo a empresa, é aí que a nova suspensão revela funcionar mais do que como “apenas” um sistema de amortecimento. Seu funcionamento também regenera energia, semelhante ao que acontece com a frenagem regenerativa de carros híbridos e elétricos, que convertem a energia cinética gerada em frenagens e desacelerações em energia elétrica para as baterias.

Continua após a publicidade

No caso da suspensão, que diferentemente dos freios trabalha o tempo todo, há um ganho maior de energia. Ela é capaz de recuperar 80% da energia consumida pelo sistema.

Ainda não há previsão sobre quando a nova suspensão digital equipará um modelo que sairá às ruas. Porém, a empresa não esconde que já estão realizando diversos testes e que existem empresas interessadas na tecnologia.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.