Veja os 50 carros novos mais vendidos do Brasil em 2024
Strada terminou o ano com 144.685 emplacamentos, enquanto Volkswagen Polo fica em segundo lugar com 140.179; BYD consegue dobradinha com elétricos e híbridos

A Fiat Strada foi o carro mais vendido do Brasil em 2024, repetindo o feito pelo quarto ano seguido. De acordo com dados da Bright Consulting, a picape compacta emplacou 16.235 unidades em dezembro de 2024, o suficiente para manter o rival VW Polo na segunda colocação.
No acumulado do ano, a Fiat Strada somou 144.685 emplacamentos, contra 140.179 do Polo. O hatch bem que tentou, mas mesmo tendo superado a picape em novembro, no último mês do ano ele teve 13.470 unidades registradas, não sendo o suficiente para tirar a diferença.
E como já era esperado, o VW T-Cross foi o líder entre os SUVs com um total de 83.997 unidades. O título já era esperado, visto a larga vantagem que ele mantinha sobre o Chevrolet Tracker, que terminou 2024 com 69.434 emplacamentos. Mas o que impressiona, foi a terceira colocação geral em dezembro, com 9.987 unidades emplacadas, desbancando o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.

Por falar na dupla, eles foram, respectivamente, o segundo e o terceiro hatch mais vendidos no ano. O Onix vendeu 9.730 unidades, garantindo a vice-liderança do seu segmento com 97.504 unidades no acumulado.

Já o Hyundai HB20 se saiu um pouco melhor no último mês de 2024, garantindo 9.942 emplacamentos. Mesmo assim, não foi o suficiente para desbancar o rival e terminou 2024 com um total de 97.080 unidades a mais nas ruas.

Entre os sedãs, a briga não foi tão disputada assim. O Chevrolet Onix Plus teve larga vantagem sobre o segundo colocado, o Fiat Cronos. Foram 59.964 unidades emplacadas pelo primeiro, enquanto o modelo da Fiat teve 44.395 unidades emplacadas.
Partindo para os eletrificados, o BYD Dolphin Mini provou ao que veio. Lançado em fevereiro, o compacto elétrico desbancou todos os rivais — elétricos e híbridos — ao emplacar 21.968 unidades em 2024. Não só isso, ele também deixou para trás modelos ditos como “populares”, como o Citroën C3, que fechou o ano 21.083.
Seu irmão maior, o Dolphin foi o segundo elétrico mais vendido de 2024, encerrando o ano com 15.213 emplacamentos.

Entre os modelos híbridos, BYD e GWM tiveram uma forte disputa. Porém, quem levou a melhor foi o Song (a Fenabrave considera todas as versões do Song como um modelo só). O SUV emplacou 18.033 unidades em 2024, apenas 121 a mais que o Haval H6. O resultado foi o inverso de 2023, quando o SUV da GWM foi o líder entre os híbridos.
No segmento das picapes, a disputa sempre foi para saber quem seria a segunda colocada. Neste ano, quem se saiu melhor foi a VW Saveiro, com 56.986 unidades emplacadas. Enquanto isso, a Fiat Toro vem logo atrás, com 53.856 emplacamentos em 2024.

Parte dessa pequena vantagem foi conquistada no último mês do ano. A Saveiro foi a segunda picape mais vendida de dezembro, tendo um total de 6.253 emplacamentos. Foram apenas 1.745 a mais que a Toro, que teve 4.508.

A quarta picape mais vendida foi também a líder entre as médias. A Toyota Hilux fechou dezembro com 4.562 unidades emplacadas. Isso lhe garantiu total de 50.011 emplacamentos em 2014, uma vantagem gigantesca em cima da Ford Ranger, que vendeu 31.860 no ano.
Como foram as vendas de automóveis em 2024
O ano de 2024 continuou a recuperação vista em 2023, com o mercado automotivo voltando a se estabelecer depois da pandemia. Foram 2,48 milhões de emplacamentos de automóveis e comerciais leves, um aumento de 14,2% em relação a 2023. Ainda assim, esse número é 7,1% menor do que o de 2019.
O resultado é otimista e, se o setor continuar nesse caminho, a Anfavea prevê que chegaremos na casa dos 3 milhões de emplacamentos ainda em 2025.
Dos quase 2,5 milhões de carros emplacados, 19,5% foram da Fiat, sendo a que mais emplacou no Brasil. Mesmo com a liderança, a marca teve uma queda de 0,8% em seu market share em relação a 2023.
A segunda foi a Volkswagen, que cresceu 0,3% neste ano, tendo 17,42% na participação de mercado. A GM foi a terceira com 12,7%. Hyundai e Toyota vêm na sequência com 8,3% e 8,2%, respectivamente.
Os 20 carros mais vendidos do Brasil em dezembro de 2024
# | Carro | Vendas em dezembro |
1 | FIAT/STRADA | 16.235 |
2 | VW/POLO | 13.470 |
3 | VW/T CROSS | 9.987 |
4 | HYUNDAI/HB20 | 9.942 |
5 | GM/ONIX | 9.730 |
6 | GM/TRACKER | 8.430 |
7 | RENAULT/KWID | 7.130 |
8 | FIAT/ARGO | 7.057 |
9 | HYUNDAI/CRETA | 6.341 |
10 | VW/SAVEIRO | 6.253 |
11 | FIAT/MOBI | 5.552 |
12 | GM/ONIX PLUS | 5.538 |
13 | BYD/SONG | 5.239 |
14 | FIAT/CRONOS | 5.127 |
15 | HONDA/HR-V | 4.758 |
16 | JEEP/COMPASS | 4.714 |
17 | VW/NIVUS | 4.567 |
18 | TOYOTA/HILUX | 4.562 |
19 | FIAT/TORO | 4.508 |
20 | FIAT/FASTBACK | 4.493 |
Os 50 carros mais vendidos do Brasil em 2024
# | Modelo | Unidades vendidas 2024 | Unidades vendidas 2023 |
1 | FIAT/STRADA | 144.694 | 120.599 |
2 | VW/POLO | 140.187 | 111.242 |
3 | GM/ONIX | 97.508 | 102.042 |
4 | HYUNDAI/HB20 | 97.083 | 88.905 |
5 | FIAT/ARGO | 91.146 | 66.717 |
6 | VW/T CROSS | 83.997 | 72.441 |
7 | GM/TRACKER | 69.434 | 66.643 |
8 | HYUNDAI/CRETA | 69.122 | 65.817 |
9 | FIAT/MOBI | 67.391 | 73.428 |
10 | NISSAN/KICKS | 60.467 | 50.778 |
11 | GM/ONIX PLUS | 59.964 | 74.887 |
12 | VW/SAVEIRO | 56.987 | 46.600 |
13 | RENAULT/KWID | 56.241 | 63.317 |
14 | VW/NIVUS | 55.928 | 52.103 |
15 | JEEP/RENEGADE | 53.899 | 47.389 |
16 | FIAT/TORO | 53.864 | 51.303 |
17 | HONDA/HR-V | 50.385 | 48.054 |
18 | JEEP/COMPASS | 50.063 | 59.106 |
19 | TOYOTA/HILUX | 50.026 | 46.200 |
20 | FIAT/FASTBACK | 48.251 | 40.404 |
21 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 47.802 | 42.071 |
22 | FIAT/CRONOS | 44.395 | 50.755 |
23 | FIAT/PULSE | 39.084 | 45.808 |
24 | TOYOTA/COROLLA | 37.731 | 42.925 |
25 | HYUNDAI/HB20S | 37.338 | 30.281 |
26 | VW/VIRTUS | 32.370 | 27.094 |
27 | FORD/RANGER | 31.867 | 20.353 |
28 | CAOA CHERY/TIGGO 7 | 30.899 | 6.349 |
29 | GM/MONTANA | 27.726 | 30.017 |
30 | GM/S10 | 27.407 | 25.967 |
31 | TOYOTA/YARIS HB | 25.967 | 23.339 |
32 | GM/SPIN | 24.955 | 20.314 |
33 | RENAULT/KARDIAN | 24.447 | – |
34 | RAM/RAMPAGE | 23.624 | 8.637 |
35 | BYD/DOLPHIN MINI | 21.968 | – |
36 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 21.935 | 20.571 |
37 | CITROEN/C3 | 21.083 | 26.578 |
38 | RENAULT/DUSTER | 20.705 | 26.506 |
39 | FIAT/FIORINO | 20.209 | 21.864 |
40 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 20.160 | 14.399 |
41 | BYD/SONG PLUS | 18.033 | 7.669 |
42 | GWM/HAVAL H6 | 17.912 | 10.704 |
43 | TOYOTA/SW4 | 17.820 | – |
44 | VW/TAOS | 17.570 | 15.986 |
45 | JEEP/COMMANDER | 16.745 | 19.874 |
46 | HONDA/CITY | 16.369 | 11.842 |
47 | PEUGEOT/208 | 16.188 | 28.629 |
48 | HONDA/CITY HATCH | 15.475 | 10.802 |
49 | BYD/DOLPHIN | 15.213 | 6.807 |
50 | RENAULT/OROCH | 12.889 | 12.734 |