SsangYong confirma retorno ao Brasil

Fabricante sul-coreana será representada por empresa que também trouxe a Chery

SsangYong Tivoli será o modelo de entrada da marca no Brasil

SsangYong Tivoli será o modelo de entrada da marca no Brasil (Divulgação/Ssangyong)

A SsangYong saiu de fininho do Brasil após a falência da importadora Districar. Até por conta das vendas em baixa nos meses que antecederam a decisão, pouco se via os grandes SUV da coreana.

Ficou com saudade? Anote na agenda: 21 de setembro a marca fará o anúncio oficial de seu retorno ao país.

Desta vez, quem está por trás das operações é a Venko Motors, do Grupo JLJ. A empresa foi responsável por introduzir a Chery no Brasil.

Quando a própria matriz assumiu a Chery, a JLJ passou a cuidar das operações de veículos comerciais da Rely. 

Nesta reestreia, a gama de modelos da marca será um pouco diferente, focada em SUVs menores e não mais nos grandes SUVs com motores diesel licenciados pela Mercedes-Benz.

SUV compacto tem motor 1.6 de 128 cv

SUV compacto tem motor 1.6 de 128 cv (Divulgação/Ssangyong)

Pelo menos três modelos já foram avistados em testes no Brasil. O menor deles é o SUV compacto Tivoli. Com 4,19 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,59 m de altura e 2,60 m de entre-eixos, tem dimensões equivalentes às do Jeep Renegade.

O motor é o 1.6 16v e-XGi a gasolina, desenvolvido pela própria SsangYong (a Mercedes não fornecerá mais os propulsores), e que entrega 127 cv e 16,3 mkgf, com câmbio manual ou automático, sempre de seis marchas.

Lá fora o Tivoli tem interior com cores ousadas

Lá fora o Tivoli tem interior com cores ousadas (Divulgação/Ssangyong)

Entre os equipamentos, há sete airbags, luzes diurnas de LED, ar-condicionado automático dual zone, câmera de ré e sistema de entretenimento com tela sensível ao toque e Bluetooth. Ainda entram na lista controles de estabilidade e tração, monitoramento da pressão dos pneus e direção com três ajustes de peso – Normal, Comfort e Sport.

Outro modelo é o Tivoli XLV, a versão alongada do modelo. A carroceria tem 23,8 cm a mais no balanço traseiro, totalizando 4,44 m de comprimento. O porta-malas passa de 423 para 720 litros.

Tivoli XVL tem porta-malas maior

Tivoli XVL tem porta-malas maior (Divulgação/Ssangyong)

O terceiro modelo é o Korando, que estreou no Brasil em 2011. Com o porte do Hyundai iX35, tinha o motor 2.0 turbodiesel de 175 cv e 36,7 mkgf de torque como principal destaque. Tração integral e câmbio automático de seis marchas eram padrão no modelo.

Korando passou por reestilização este ano

Korando passou por reestilização este ano (Divulgação/Ssangyong)

Para marcar seu retorno, o SsangYong Korando chegará com design atualizado. As diferenças se concentram na dianteira, com grade maior, faróis com leds diurnos e faróis de neblina maiores instalados no novo para-choque frontal. Atrás, o que muda são as lanternas, a régua da placa e o para-choque.

Lanternas traseiras são novas

Lanternas traseiras são novas (Divulgação/Ssangyong)

Ambos os modelos têm um planejamento certamente atrelado à expectativa de que o IPI de 30 pontos percentuais para veículos importados vá cair com o fim do programa Inovar Auto, cuja vigência termina no final de 2017.

FEIO DE MORRER

No passado, a SsangYong tentou vender no Brasil os estranhíssimos Actyon e Kyron, por exemplo. A partir de 2011, o Korando foi a última investida da asiática. Apesar do visual difícil de digerir, a mecânica era fornecida pela Mercedes-Benz.

SsangYong Actyon foi comercializado no Brasil com mecânica Mercedes-Benz

SsangYong Actyon foi comercializado no Brasil com mecânica Mercedes-Benz (Divulgação/Ssangyong)

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Jefferson Barra

    mais porcaria chegando!