Sete aplicativos que prometem resolver os problemas (do carro)

Orçamento da oficina em duas horas, venda do carro em uma hora, vistoria à distância: conheça os apps que facilitam a vida do motorista

O app promete identificar qualquer problema mecânico ou elétrico O app promete identificar qualquer problema mecânico ou elétrico

O app promete identificar qualquer problema mecânico ou elétrico (Engie/Divulgação)

Aplicativos como Uber e 99 facilitaram a vida das pessoas que não possuem – ou não querem usar – o próprio carro.

Mas alguns serviços digitais também prometem melhorar a vida e otimizar o tempo de quem não abre mão de dirigir.

Um deles é o Engie, que ajuda a encontrar uma oficina confiável e que pratique preços justos. Criado por Uri Levine, cofundador do Waze, o app promete identificar mais de 10.000 avarias no veículo.

Em caso de colisão, o aplicativo Car 10 permite calcular o prejuízo. Ao fornecer alguns dados, o programa envia ao usuário três orçamentos em até duas horas.

E não para por aí: há app que ajuda a vender o automóvel, como o Instacarro e Repasse (ambos prometem fechar o negócio em cerca de uma hora), ou que fazem serviços na sua garagem, incluindo lavagem, troca de óleo e vistoria do seguro.

Confira um pouco mais sobre cada um deles

Engie

O app promete diagnosticar qualquer mal funcionamento elétrico ou mecânico

O app promete diagnosticar qualquer mal funcionamento elétrico ou mecânico (Reprodução/Internet)

A proposta do Engie é fornecer diagnóstico em tempo real sobre as condições do veículo e prever problemas mecânicos e elétricos. Também indica as oficinas mais próximas e o valor do conserto ou revisão.

Outra funcionalidade da tecnologia é que ele consegue cotar o preço do conserto em uma rede de estabelecimentos próxima do usuário.

Segundo a startup, o cliente poderá classificar a qualidade e custo da oficina por estrelas, recurso que com o tempo poderá reduzir a conta em até 30%.

Segundo Ariel Sacerdoti, CEO da Engie, o app tem sido muito bem aceito em Israel, Reino Unido, EUA, Espanha e México e já atende mais de 200.000 usuários.

O lado negativo é que toda essa funcionalidade tem custo. Para utilizar todos os recursos do app é necessário comprar  o dispositivo Engie OBDII, que custa entre R$ 69 e R$ 99.

Ligado a uma porta OBDII (disponível em modelos fabricados a partir de 2010 no Brasil e 2002 em veículos importados dos EUA e Europa) ele pode ler sinais de sensores e códigos de erros dos módulos do veículo.

Car 10

O app gratuito para iOS e Android facilita a vida de quem teve seu carro danificado. Basta o cliente enviar as fotos das avarias na lataria e em cerca de duas horas já receberá de um a três orçamentos das funilarias mais próximas.

O usuário recebe uma orientação de quais ângulos deve produzir as imagens e todas elas já são encaminhas para as oficinas.

O envio das fotos pode ser feito pelo app ou pelo site

O envio das fotos pode ser feito pelo app ou pelo site (Reprodução/Internet)

Assim como na Uber e no 99 é possível classificar o atendimento e o serviço da funilaria por estrelas e essa opinião pode ser vista por todos.

“Acompanhamos todas as etapas do serviço e se a oficina tiver uma classificação ruim entramos em contato para saber o que aconteceu e dependendo do caso suspendemos aquela empresa do cadastro”, diz Fernando Gimenez, diretor da Car 10.

Criado em 2014, hoje o Car 10 tem mais 2.500 oficinas cadastradas em todo o Brasil e pouco mais de 1.000 usuários.

Easy Carros

São mais de 10 serviços que podem ser contratados a distância São mais de 10 serviços que podem ser contratados a distância

São mais de 10 serviços que podem ser contratados a distância (Reprodução/Internet)

Permite solicitar serviços que podem ser feitos onde o veículo estiver. Há lavagem ecológica, enceramento, polimento, higienização interna, higienização do ar-condicionado, cristalização de vidros, limpeza técnica do motor, troca de óleo e hidratação de couro.

Os preços são tabelados conforme o tamanho do automóvel.

O pagamento só pode ser feito por meio do app, usando cartão de crédito. Se por um lado essa modalidade de cobrança traz comodidade, por outro acaba excluindo o consumidor que não quer pagar dessa forma ou não tem acesso a esse método eletrônico.

Não há previsão de disponibilizar outro meio de pagamento.

Os profissionais recebem uma classificação por estrelas e, segundo o Easy Carros, a avaliação média dos profissionais é 4,5 estrelas (de um total de 5) e a satisfação dos clientes está em 93%.

InstaCarro

InstaCarro O app da Instacarro permite reservar o horário da vistoria e do leilão online

O app da Instacarro permite reservar o horário da vistoria e do leilão online (Instacarro/Divulgação)

Criada no fim de 2015, a InstaCarro virou uma opção popular para quem tem pressa. Ela promete vender seu carro em apenas uma hora meia.

O proprietário pode oferecer seu veículo a cerca de 1.500 lojas cadastradas na plataforma. Ao divulgar seu veículo, o vendedor recebe as propostas e, se aceitar, a quantia é paga no ato.

A desvantagem desse processo é o preço abaixo do mercado. Afinal, a loja precisa pagar menos no usado para depois revendê-lo para outro consumidor.

Repasse

O anúncio é disponibilizado para lojistas e concessionários O anúncio é disponibilizado para lojistas e concessionários

O anúncio é disponibilizado para lojistas e concessionários (Repasse/Divulgação)

Neste aplicativo não há intermediação. Você faz o anúncio e disponibiliza o seu automóvel para milhares de lojistas cadastrados. A única regra é definir um preço de venda que seja pelo menos 15% abaixo da tabela Fipe.

A empresa atua em todo o Brasil e já registrou mais de 40.000 downloads. Trata-se de um facilitador de contato entre o particular, lojistas, concessionárias e repassadores.

A negociação entre os interessados é facilitada por um chat semelhante ao WhatsApp vinculado ao anúncio. Por lá é possível enviar áudios e fotos, ver os recibos de entrega e visualização de mensagens.

Como não há uma intermediação, a Repasse não controla as informações das lojas cadastradas. Portanto, é necessário redobrar o cuidado com fraudes e golpes.

Evita Mico

Na visita presencial, o técnico fotografa do problemas do carro Na visita presencial, o técnico fotografa do problemas do carro

Na visita presencial, o técnico fotografa do problemas do carro (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Ele oferece duas modalidades de vistoria: uma versão resumida, feita pelo próprio celular (R$ 59) ou uma inspeção de mais de 500 itens do veículo, por uma equipe de técnicos que vai até o local (R$ 349).

Conforme o teste que já tínhamos realizado, o app cumpre o que promete. Recebemos um relatório bem completo e didático na inspeção feita pelo celular, e, na vistoria presencial, o técnico apontou diversos problemas em um Land Rover Freelander 2004 que aparentava bom estado.

O serviço é relativamente barato, pois se torna uma importante ferramenta para a compra de um carro usado com segurança. Contudo, ele é limitado: só funciona em celular Android e seu serviço presencial é restrito a São Paulo.

Vistoria prévia

O aplicativo funciona por meio de um link da web e só possui a função de vistoria O aplicativo funciona por meio de um link da web e só possui a função de vistoria

O aplicativo funciona por meio de um link da web e só possui a função de vistoria (Planetun/Divulgação)

Quem contratar um seguro poderá fazer a vistoria por conta própria pelo celular. O segurado recebe um link que o direciona para um endereço virtual com as instruções para o envio das imagens.

A vantagem é realizar a vistoria prévia por conta própria, sem a presença de um vistoriador. O cliente recebe uma mensagem no celular com um link que o direciona para o app web.

A partir desse momento, o usuário consegue enviar imagens de pontos do seu automóvel, como a diagonal traseira e dianteira do veículo, motor, chassi e documento, por exemplo.

O fato de ser um site e não um aplicativo é vantajoso por não usar a memória do smartphone, porém as funcionalidades são mais simples e não existe outras funções além da vistoria.

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