Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Sete aplicativos que prometem resolver os problemas (do carro)

Orçamento da oficina em duas horas, venda do carro em uma hora, vistoria à distância: conheça os apps que facilitam a vida do motorista

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 fev 2018, 15h21 - Publicado em 14 fev 2018, 16h59
O app promete identificar qualquer problema mecânico ou elétrico
O app promete identificar qualquer problema mecânico ou elétrico (Engie/Divulgação)

Aplicativos como Uber e 99 facilitaram a vida das pessoas que não possuem – ou não querem usar – o próprio carro.

Mas alguns serviços digitais também prometem melhorar a vida e otimizar o tempo de quem não abre mão de dirigir.

Um deles é o Engie, que ajuda a encontrar uma oficina confiável e que pratique preços justos. Criado por Uri Levine, cofundador do Waze, o app promete identificar mais de 10.000 avarias no veículo.

Em caso de colisão, o aplicativo Car 10 permite calcular o prejuízo. Ao fornecer alguns dados, o programa envia ao usuário três orçamentos em até duas horas.

E não para por aí: há app que ajuda a vender o automóvel, como o Instacarro e Repasse (ambos prometem fechar o negócio em cerca de uma hora), ou que fazem serviços na sua garagem, incluindo lavagem, troca de óleo e vistoria do seguro.

Continua após a publicidade

Confira um pouco mais sobre cada um deles

Engie

O app promete diagnosticar qualquer mal funcionamento elétrico ou mecânico (Reprodução/Internet)

A proposta do Engie é fornecer diagnóstico em tempo real sobre as condições do veículo e prever problemas mecânicos e elétricos. Também indica as oficinas mais próximas e o valor do conserto ou revisão.

Outra funcionalidade da tecnologia é que ele consegue cotar o preço do conserto em uma rede de estabelecimentos próxima do usuário.

Segundo a startup, o cliente poderá classificar a qualidade e custo da oficina por estrelas, recurso que com o tempo poderá reduzir a conta em até 30%.

Segundo Ariel Sacerdoti, CEO da Engie, o app tem sido muito bem aceito em Israel, Reino Unido, EUA, Espanha e México e já atende mais de 200.000 usuários.

O lado negativo é que toda essa funcionalidade tem custo. Para utilizar todos os recursos do app é necessário comprar  o dispositivo Engie OBDII, que custa entre R$ 69 e R$ 99.

Continua após a publicidade

Ligado a uma porta OBDII (disponível em modelos fabricados a partir de 2010 no Brasil e 2002 em veículos importados dos EUA e Europa) ele pode ler sinais de sensores e códigos de erros dos módulos do veículo.

Car 10

O app gratuito para iOS e Android facilita a vida de quem teve seu carro danificado. Basta o cliente enviar as fotos das avarias na lataria e em cerca de duas horas já receberá de um a três orçamentos das funilarias mais próximas.

O usuário recebe uma orientação de quais ângulos deve produzir as imagens e todas elas já são encaminhas para as oficinas.

O envio das fotos pode ser feito pelo app ou pelo site (Reprodução/Internet)

Assim como na Uber e no 99 é possível classificar o atendimento e o serviço da funilaria por estrelas e essa opinião pode ser vista por todos.

“Acompanhamos todas as etapas do serviço e se a oficina tiver uma classificação ruim entramos em contato para saber o que aconteceu e dependendo do caso suspendemos aquela empresa do cadastro”, diz Fernando Gimenez, diretor da Car 10.

Continua após a publicidade

Criado em 2014, hoje o Car 10 tem mais 2.500 oficinas cadastradas em todo o Brasil e pouco mais de 1.000 usuários.

Easy Carros

São mais de 10 serviços que podem ser contratados a distância
São mais de 10 serviços que podem ser contratados a distância (Reprodução/Internet)

Permite solicitar serviços que podem ser feitos onde o veículo estiver. Há lavagem ecológica, enceramento, polimento, higienização interna, higienização do ar-condicionado, cristalização de vidros, limpeza técnica do motor, troca de óleo e hidratação de couro.

Os preços são tabelados conforme o tamanho do automóvel.

O pagamento só pode ser feito por meio do app, usando cartão de crédito. Se por um lado essa modalidade de cobrança traz comodidade, por outro acaba excluindo o consumidor que não quer pagar dessa forma ou não tem acesso a esse método eletrônico.

Não há previsão de disponibilizar outro meio de pagamento.

Continua após a publicidade

Os profissionais recebem uma classificação por estrelas e, segundo o Easy Carros, a avaliação média dos profissionais é 4,5 estrelas (de um total de 5) e a satisfação dos clientes está em 93%.

InstaCarro

InstaCarro
O app da Instacarro permite reservar o horário da vistoria e do leilão online (Instacarro/Divulgação)

Criada no fim de 2015, a InstaCarro virou uma opção popular para quem tem pressa. Ela promete vender seu carro em apenas uma hora meia.

O proprietário pode oferecer seu veículo a cerca de 1.500 lojas cadastradas na plataforma. Ao divulgar seu veículo, o vendedor recebe as propostas e, se aceitar, a quantia é paga no ato.

A desvantagem desse processo é o preço abaixo do mercado. Afinal, a loja precisa pagar menos no usado para depois revendê-lo para outro consumidor.

Repasse

O anúncio é disponibilizado para lojistas e concessionários
O anúncio é disponibilizado para lojistas e concessionários (Repasse/Divulgação)

Neste aplicativo não há intermediação. Você faz o anúncio e disponibiliza o seu automóvel para milhares de lojistas cadastrados. A única regra é definir um preço de venda que seja pelo menos 15% abaixo da tabela Fipe.

Continua após a publicidade

A empresa atua em todo o Brasil e já registrou mais de 40.000 downloads. Trata-se de um facilitador de contato entre o particular, lojistas, concessionárias e repassadores.

A negociação entre os interessados é facilitada por um chat semelhante ao WhatsApp vinculado ao anúncio. Por lá é possível enviar áudios e fotos, ver os recibos de entrega e visualização de mensagens.

Como não há uma intermediação, a Repasse não controla as informações das lojas cadastradas. Portanto, é necessário redobrar o cuidado com fraudes e golpes.

Evita Mico

Na visita presencial, o técnico fotografa do problemas do carro
Na visita presencial, o técnico fotografa do problemas do carro (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Ele oferece duas modalidades de vistoria: uma versão resumida, feita pelo próprio celular (R$ 59) ou uma inspeção de mais de 500 itens do veículo, por uma equipe de técnicos que vai até o local (R$ 349).

Conforme o teste que já tínhamos realizado, o app cumpre o que promete. Recebemos um relatório bem completo e didático na inspeção feita pelo celular, e, na vistoria presencial, o técnico apontou diversos problemas em um Land Rover Freelander 2004 que aparentava bom estado.

O serviço é relativamente barato, pois se torna uma importante ferramenta para a compra de um carro usado com segurança. Contudo, ele é limitado: só funciona em celular Android e seu serviço presencial é restrito a São Paulo.

Vistoria prévia

O aplicativo funciona por meio de um link da web e só possui a função de vistoria
O aplicativo funciona por meio de um link da web e só possui a função de vistoria (Planetun/Divulgação)

Quem contratar um seguro poderá fazer a vistoria por conta própria pelo celular. O segurado recebe um link que o direciona para um endereço virtual com as instruções para o envio das imagens.

A vantagem é realizar a vistoria prévia por conta própria, sem a presença de um vistoriador. O cliente recebe uma mensagem no celular com um link que o direciona para o app web.

A partir desse momento, o usuário consegue enviar imagens de pontos do seu automóvel, como a diagonal traseira e dianteira do veículo, motor, chassi e documento, por exemplo.

O fato de ser um site e não um aplicativo é vantajoso por não usar a memória do smartphone, porém as funcionalidades são mais simples e não existe outras funções além da vistoria.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.