Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Sertões 2022 chega à metade após maratona e etapa mais longa da história

Dos 7.202 km totais, 4.065 km foram cumpridos na parte sul do Rally dos Sertões. Maior rali do mundo chegará ao fim em 10 de setembro, no Pará

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 set 2022, 12h41

Maior rali do mundo, em uma semana o Sertões 2022 já passou pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Na sexta-feira, os pilotos entraram na região Norte pela Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, no Tocantins, e seguiram até Palmas (TO).

O menor trecho de deslocamento desta edição do Rally dos Sertões (de especial, o trecho cronometrado, foram só 143 km) marcou, também, o final da primeira maratona, que havia começado no dia anterior com o maior deslocamento diário da prova: 682 km, até chegarem a São Félix do Araguaia (MT).

Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs
Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs (Rodrigo Barreto/Fotop/Divulgação)

Lá, os pilotos não tiveram o apoio de mecânicos: qualquer intervenção necessária seria feito pelos pilotos e navegadores, em tempo cronometrado. As equipes, exceto por algumas pessoas, seguiram direto para Palmas.

Compartilhe essa matéria via:

E a maratona veio logo após a etapa com maior trecho de especial, com 527 km entre Costa Rica (MS) e Barra do Garças (MT). Na noite que antecedeu a maratona, quem corria contra o tempo eram os mecânicos, fazendo inspeções completas e manutenções preventivas para evitar qualquer problema no trecho mais intenso dos Sertões.

Rodrigo Varela e Matheus Mazzei
Rodrigo Varela e Matheus Mazzei (Victor Eleutério/Fotop/Divulgação)

O sábado de descanso serviu para os mecânicos colocarem os veículos em ordem. As próximas duas etapas do Rally dos Sertões, de Palmas a Mateiros (MT) e de Mateiros a Bom Jesus (PI) também serão de maratona. Somadas, serão 832 km de especiais e 1.032 km de deslocamento total pela região do Jalapão.

As duas etapas marcam o início do chamado “Sertões Norte”. Enquanto boa parte dos pilotos lida com o desgaste das primeiras sete etapas, outros se juntam à competição para disputar os próprios troféus. Também há troca de veículos: o piloto Zé Hélio troca o UTV Giaffone Exo NB por moto, categoria na qual é pentacampeão. Marcos Moraes e Fábio Pedroso, vencedores do Sertões Sul entre os carros, agora trocam o protótipo T-Rex por um UTV classe T3.

Continua após a publicidade
Julio Cesar Zavatti
Julio Cesar Zavatti (Victor Eleutério/Fotop/Divulgação)

Nas próximas etapas, o Sertões passará pelas cidades de Balsas (MA), Imperatriz (MA) e Paragominas (MA) antes da linha de chegada em Salinópolis (PA).

Sertões Sul

De Foz do Iguaçu até a chegada a Palmas foram 4.065km de percurso, dos quais 2.358km de trechos cronometrados (especiais). Desta forma, 56% do rali já foi cumprido, encerrando o chamado “Sertões Sul”. Foi o suficiente para passar por regiões de mata atlântica, cerrado e pantanal, além extensas plantações de cana, soja e algodão. 

Difícil para os pilotos é acompanhar a mudança de vegetação ao redor. Houve etapas com os carros chegando aos 214 km/h e as motos, a 170 km/h. Os UTVs têm velocidade limitada a 130 km/h pelo regulamento da prova.

Classificação geral dos competidores após a sétima etapa:

CARROS

1) #323 Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio, Toyota Hilux Overdrive T1+, (1)T1F, 24h56min41

2) #305 Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs, Buggy Century CR6, (2)T1F, a 6min10

Continua após a publicidade

3) #304 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, Toyota Hilux IMA V8, (3)T1F, a 12min03

4) #350 Julio Capua/Bina Cavassin, Toyota Hilux Overdrive T1+, (4)T1F, a 1h05min51

5) #314 Mauro Guedes/Filipe Palmeiro, Ford Ranger V8 T1, (1)T1B, a 2h07min16

MOTOS

1) #06 Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (1)MT2, 27h12min42

2) #21 Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (1)MT1, a 23min24

Continua após a publicidade

3) #04 Ricardo Martins, Yamaha WR 450F, (2)MT1, a 30min34

4) #02 Jean Azevedo, Honda CRF 450RX, (3)MT1, a 38min22

5) #19 Gabriel Soares, Honda CRF 450RX, (2)MT2, a 57min48

UTV

1) #216 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, Can-Am Maverick, (1)UT1, 27h50min50

2) #203 Cristiano Batista/Robledo Nicoletti, Can-Am Maverick, (1)UOP, a 6min40

Continua após a publicidade

3) #301 Deninho Casarini/Ivo Mayer, Can-Am Maverick, (2)UT1, a 9min48

4) #227 Rodrigo Luppi/Maykel Justo, Can-Am Maverick, (3)UT1, a 18min13

5) #205 Fábio Pirondi/Marcelo Ritter, Can-Am Maverick, (1)UT2, a 21min50

Marcos Baumgart/Kleber Cincea
Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Victor Eleutério/Fotop/Divulgação)

Classificação final do Sertões Sul

CARROS

1) Marcos Moraes/Fábio Pedroso (T-Rex)

2) Victor Pudell/Claudemir Hubner (Mitsubishi L200 Triton)

Continua após a publicidade

3) Fernando Rosset/Marcelo Haseyama (Ford Ranger T1)

MOTOS

1) Kassiano Burtett (KTM 690 Enduro R)

UTV

1) Luís Carlos Nacif/Erick Rocha (Can-Am Maverick X3)

2) Nelsinho Piquet/Filipe Bianchini (Can-Am Maverick X3)

3) Edson Silveira/Cesinha Pereira (Can-Am Maverick X3)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.