Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Rally dos Sertões tem único UTV híbrido e com nióbio do Brasil

Veículo combina motores elétrico e a combustão, que tracionam diferentes eixos; além da autonomia, aumento de peso é um desafio

Por Guilherme Fontana, de Foz do Iguaçu (PR)
Atualizado em 8 set 2022, 14h24 - Publicado em 28 ago 2022, 11h30

Zeca Giaffone, diretor da Giaffone Racing, é entusiasta e adepto da eletrificação em suas variadas formas. Além de comandar uma startup que converte veículos a combustão para elétricos, ele também é o responsável pelo único UTV híbrido do Brasil – com o qual concorrerá ao Rally dos Sertões pelo segundo ano seguido.

O veículo tem importantes e necessárias diferenças em relação aos carros híbridos comercializados mundo afora, apesar de repetir a combinação entre um motor a combustão e outro elétrico.

EXO Nb Hybrid, da Giaffone Racing
EXO Nb Hybrid, da Giaffone Racing (Rally dos Sertões/Divulgação)

No EXO Nb, os motores são acionados de forma manual na cabine, ao toque de botões, mesmo que esteja em movimento. Ou seja, o UTV pode funcionar apenas a combustão, a eletricidade ou combinando as duas fontes, de acordo com a preferência e necessidade do piloto no momento.

Vale dizer que o motor a combustão, flex e que rende 200 cv, traciona apenas as rodas traseiras, enquanto o elétrico, de 45 cv, traciona as rodas dianteiras.

EXO Nb Hybrid, da Giaffone Racing
Zeca Giaffone (esquerda) e seu navegador, Rafael Leandro Pereira Dias (direita) (Rally dos Sertões/Divulgação)

Daí vem o desafio: para tracionar as quatro rodas, como há necessidade em grande parte do Rally dos Sertões, o motor elétrico precisa ser utilizado. Sua autonomia, porém, é de até 40 km, segundo Giaffone, e a unidade a combustão não tem capacidade para fornecer energia ao elétrico.

Diante disso, além da tensão da pilotagem, ele precisa estar sempre atento às necessidades e ao nível de carga da bateria.

Interior do EXO Nb Hybrid
Interior do EXO Nb Hybrid (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

Para recarregar o motor elétrico, a equipe leva consigo um carregador que é uma espécie de wallbox, com capacidade de 3,3 kW nas recargas para a bateria de 8 kWh do UTV. De acordo com Giaffone, são necessárias até 3 horas para uma recarga completa.

Interior do EXO Nb Hybrid
Interior do EXO Nb Hybrid (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

Mais um desafio surge com o acréscimo de peso no UTV híbrido em relação aos UTVs convencionais, cerca de 400 kg a mais. Por isso, Giaffone não hesita em dizer que não busca a vitória na competição, mas que foca no estudo da nova propulsão e que o EXO Nb ainda é um protótipo.

Compartilhe essa matéria via:

Isso também vale para o uso de nióbio na composição do aço estrutural do UTV, prometendo uma redução de aproximadamente 20% no peso. O material acrescido à liga de ferro ou aço aumenta a rigidez e ajuda a reduzir o peso aos componentes.

Continua após a publicidade
Interior do EXO Nb Hybrid
Interior do EXO Nb Hybrid (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.