Próximo lançamento, o Volkswagen Nivus será um SUV cupê derivado do Polo, que compartilhará inclusive a mesma plataforma com o hatch.
O modelo será lançado no início do segundo semestre e a VW já começou a divulgar imagens de seu novo carro, ainda com algumas camuflagens.
Mas o perfil do Instagram @overboostbrasil foi mais longe, retirou os disfarces e revelou a identidade do Nivus. Foi ele que nos cedeu gentilmente as projeções que ilustram esta reportagem.
As imagens mostram um balanço dianteiro diferente se comparado aos irmãos Polo e Virtus. O Nivus terá grades maiores, similares às do T-Cross, mas faróis com assinatura em led e luzes de neblina pentagonais nas pontas.
Já nas laterais, o novo modelo contará com uma moldura preta que se alonga por toda extremidade do carro, desde o para-choque dianteiro até o traseiro.
Na traseira, destaque para a lanterna composta por uma única peça na horizontal parecida com a do VW T-Cross, mas que dessa vez deve se acender no centro.
O caimento do teto, acupezado, também chama atenção. De quebra, o Nivus terá ainda um spoiler no alto da tampa, assim como acontece no Polo.
E as semelhanças entre os dois modelos não param por aí. Assim como as versões topo de linha do Polo, toda linha do Nivus será equipada com o motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm com etanol.
O câmbio também será o mesmo, automático de seis marchas. A diferença está no sistema start-stop, que não é nem opcional em Polo e Virtus e equipará o novo SUV.
O Nivus também será o primeiro modelo da VW com fabricação nacional a ter piloto automático adaptativo, que agrega alerta sonoro e alerta de colisão frontal e frenagem autônoma emergencial.
Outra novidade é a nova central multimídia VW Play, que inclui Wi-Fi, carregamento de celular por indução e uma central de aplicativos e compras online.
Quanto às dimensões, o modelo terá exatamente a mesma distância entre-eixos do Polo (2,56 m) e deve ter largura também parecida 1,75 m ou 1,76 m.
A surpresa está no volume do porta malas, 415 l, maior até mesmo que o do T-Cross, de 373 l. O Nivus também será mais comprido, 4,26 m contra 4,19 m do T-Cross.
Espera-se que o novo SUV da Volkswagen chegue custando entre R$ 70.000 e R$ 90.000.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.