Clique e assine por apenas 5,90/mês

Cinco novidades do VW Nivus que serão herdadas por Polo, T-Cross e Virtus

SUV estreará em junho com central multimídia mais completa e outros recursos que devem aos poucos ser aproveitados pelos irmãos de plataforma

Por Gabriel Aguiar - 16 abr 2020, 07h00
Esta imagem da traseira confirma as lanternas integradas por barra preta Divulgação/Volkswagen

O Volkswagen Nivus chegará em breve às concessionárias com equipamentos inéditos. Quer dizer… inéditos por enquanto, já que alguns dos recursos apresentados no SUV cupê deverão chegar a outros modelos da marca – vide os irmãos de plataforma Polo, T-Cross e Virtus.

O lançamento será o primeiro a incorporar sistema start-stop ao conjunto 200 TSI, formado pelo motor três-cilindros 1.0 turbo flex de 128 cv e pela caixa automática de seis marchas da Aisin. Essa novidade deverá chegar aos outros veículos com plataforma MQB A0.

Modelo teve centrais eletrônicas atualizadas em relação ao Polo Reprodução/Volkswagen

Também haverá atualizações eletrônicas do trem de força. Conforme apuração de QUATRO RODAS, o SUV cupê receberá novas calibrações de câmbio, para reduzir os trancos em arrancadas a frio e reduções de marchas (já observados pela equipe com o Virtus no Longa Duração).

Piloto automático adaptativo chegará a outros modelos da marca Reprodução/Volkswagen

Outras novidades na parte de segurança já foram confirmadas para o Nivus. Isso porque o novato será o primeiro nacional da VW a receber piloto automático adaptativo, sistema de frenagem automática e alerta de distância frontal – todos indisponíveis até mesmo no T-Cross.

Por ser um produto de segmento superior e, portanto, mais caro que o Nivus, o T-Cross deverá receber rapidamente todos esses itens de segurança ativa. O único item do tipo que o SUV tem, por enquanto, é a frenagem automática pós-colisão, que também estará presente no Nivus.

Além disso, o T-Cross já oferece assistente de estacionamento como opcional. Ele também estará presente na gama do Nivus e, em breve, tende a se expandir para Polo e Virtus, especialmente porque a nova família do Chevrolet Onix já conta com tal equipamento.

Central multimídia foi desenvolvida no Brasil Divulgação/Quatro Rodas

Outra novidade antecipada pelo Nivus será a central multimídia VW Play, que foi desenvolvida por aqui e substituirá o atual sistema Composition Touch, importado. Ainda haverá uma série de recursos, como loja de aplicativos, internet Wi-Fi e carregador sem fio para celular.

Por fim, caberá ao próximo lançamento da Volkswagen inaugurar o novo logotipo da empresa no mercado brasileiro. Apresentado junto à oitava geração do Golf na Europa, o símbolo está com desenho ligeiramente atualizado e tem efeito plano bidimensional.

Volante do Nivus é herdado do Golf de oitava geração Divulgação/Quatro Rodas

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade