Seis cilindros

Os motores de seis cilindros brilharão nas estradas em 2011

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Seis cilindros (/)

As maiores novidades para 2011 aos poucos começam a ser reveladas. E, quando o assunto é “peso-pesado”, o grande destaque é que muitas estarão equipadas com propulsores de seis cilindros. BMW K 1600 GT e GTL, Horex VR6 e Honda EVO 6 comprovam a tendência de retorno à era desses motores nas motos de alta cilindrada, encerrando um longo período em que a Honda e seu eficiente propulsor de seis cilindros contrapostos (boxer) que equipa a GL 1800 Gold Wing reinou absoluta – eventualmente emprestando o coração para a irmã Valkyrie, de estilo muscle custom, fabricada entre 1997 e 2003.

Os primeiros indícios dessa nova tendência “6” vieram, em 2007, através da própria Honda. Na época, seu então presidente Takeo Fukui (deixou o cargo em meados de 2009), anunciou a intenção de produzir em série um modelo baseado no conceito EVO 6, com propulsor similar ao boxer da Gold Wing.

No fim do ano passado, ao mesmo tempo em que a Honda anunciava o congelamento temporário do projeto EVO 6, a BMW apresentava a Concept 6 (edição 598-B), equipada com um seis em linha de 160 cv, que será o coração de seus novos modelos de Turismo (K 1600 GT e GTL), com lançamento previsto para o início do próximo ano. Agora, em meados de 2010, é a vez de a legendária marca alemã Horex anunciar seu ressurgimento com um revolucionário e compacto motor VR6, de 1 218 cc, como a sigla (Vee-Row) indica, um seis cilindros em V a 15 graus, quase um “V em linha”, configuração que o torna estreito (tanto quanto um quatro em linha).

PAREDES FINAS, MAIS “CÔMODOS” As novas K 1600 GT e K 1600 GTL serão apresentadas em novembro, no Salão de Milão, mas os primeiros esboços já foram revelados e em nada se diferenciam dos protótipos que circulam, sigilosamente, pela Europa e Estados Unidos. As únicas fotos divulgadas oficialmente até agora são de seu motor de seis cilindros em linha, exatamente o mesmo que equipava a experimental Concept 6.

Na verdade, os engenheiros alemães partiram do tetracilíndrico de 1300 cc que equipa seus modelos atuais, e com a mesma inclinação 55 graus à frente, promoveram as adaptações necessárias para transformá-lo em um seis cilindros em linha, com 1 649 cc, 160 cv de potência a 7 500 rpm e brutais 17,8 mkgf a 5 000 rpm de torque máximo.

O grande segredo desse novo motor da BMW em relação ao primeiro seis em linha lançado comercialmente no ano de 1972, equipando uma Benelli Sei 750 cc, está na pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, que possibilitaram afinar as paredes, deixando-o praticamente com a mesma largura de um quatro cilindros (56 cm) e com o peso completo (incluindo câmbio) de 102,6 kg.

É claro que em se tratando de BMW, em especial daquelas que não sentem muito incômodo por carregar um pesinho extra, esses novos modelos terão tudo o que a tecnologia já desenvolveu – e que só uma equivalente soma de dinheiro consegue comprar. Malas de bagagem acompanhando o design da moto, com iluminação interna e tampas com amortecedores a gás; acelerador eletrônico; três setagens eletrônicas do motor (Chuva, Estrada, Dinâmica); três ajustes eletrônicos da suspensão (Sport, Normal e Comfort); ABS; controle de tração; suspensões Duolever e Paralever (marca registrada da BMW); painel dos mais completos, incluindo GPS, e que receberá um inovador sistema de leitura com barramentos coloridos; sistema de áudio com navegação e preparação controláveis e interface para iPod, MP3, USB, Bluetooth e rádio por satélite.

Ainda sem preço definido, as novas BMW serão as primeiras motocicletas a introduzir a tecnologia de iluminação que já é adotada em alguns automóveis: a combinação de faróis bixenônio com um sistema de direcionamento eletrônico (Adaptive Control), que otimiza os feixes de luz para uma melhor visibilidade noturna (veja na pág. 16).

HOREX: A OUSADIA DO VR6 O modelo VR6 destaca a volta da Horex, marca alemã que viveu momentos de glória enquanto foi fabricada (de 1923 até 1956), em especial com os modelos Regina e Imperator. A Horex VR6 é uma roadster, com diversas soluções retrô de design, que remetem claramente aos modelos de meados do século passado. Todo o conjunto de suspensões, freios e chassi é moderno e adequado aos padrões atuais, porém absolutamente normal, sem qualquer inovação. Já o motor é pouco conhecido no mundo das motocicletas.

Os engenheiros da nova Horex patentearam, para o uso em motocicletas, um sistema de motor em “V” transversal, com baixíssimo ângulo de abertura, configuração utilizada em diversos automóveis da Volkswagen, com a mesma sigla VR6 (nas famílias Golf e Passat). O resultado é um motor de 1 218 cc em “V” transversal, com apenas 15 graus de abertura, pistões assimétricos e cabeçote de triplo comando de válvulas que acionam as três válvulas por cilindro.

O ângulo é tão fechado que o “V” fica escondido dentro de um compacto e estreito bloco único (42,9 cm de largura), até menor que alguns quatro cilindros, o que obrigou os projetistas a introduzir um aplique nas laterais do motor, identificando o desalinhamento das duas bancadas de três cilindros cada uma.

A nova Horex VR6 será fabricada na Alemanha e apresentada oficialmente no Salão de Colônia, em outubro. Começará a ser vendida na Alemanha, Áustria e Suíça no fim de 2011 e no resto do mundo apenas em 2012. Ainda não existem representantes credenciados no Brasil, mas o preço anunciado de 20 000 euros para o mercado europeu permite projetar que ela aporte por aqui acima dos 100 000 reais.

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