O misterioso protótipo da Toyota flagrado na Tailândia na semana passada é mesmo o futuro SUV a ser produzido pela marca japonesa no Brasil em meados do ano que vem.
Sob a especulação de receber o nome “Corolla Cross” (que ainda não está confirmado, embora já tenha sido registrado em alguns países), o modelo será produzido em 2021 na fábrica de Sorocaba (SP).
QUATRO RODAS agora pode afirmar que o modelo não atuará no mercado de SUVs compactos, como se esperava desde o início e no qual já atuam VW T-Cross, Jeep Renegade, Honda HR-V, Chevrolet Tracker e afins.
Seu segmento será o de SUVs médios. É lá que o Jeep Compass reina atualmente, e é também mirando nele que os vindouros VW Tarek e Ford Territory serão lançados no Brasil. Estes serão os principais rivais do Toyota.
O possível uso da alcunha Corolla Cross viria bem a calhar, pois o modelo – conhecido internamente pelo código 740B – utilizará não apenas a plataforma modular TNGA do sedã.
Ele deve aproveitar até a distância entre-eixos de 2,70 metros do sedã, assim como a arquitetura com suspensões independentes nas quatro rodas.
Mas é claro que o Corolla Cross terá bitolas mais largas e também será mais alto e pesado do que o irmão.
Ainda assim, receberá os mesmos conjuntos motrizes. O primeiro é o 2.0 quatro-cilindros flex com injeção variável entre direta e indireta, capaz de render 177 cv. Ele vem acoplado ao câmbio CVT com 10 marchas simuladas.
O segundo, já antecipado por QUATRO RODAS, é o 1.8 quatro-cilindros híbrido flex de ciclo pseudo-Atkinson, com 122 cv, gerenciado por uma caixa CVT que combina as forças dos propulsores térmico e elétrico em um planetário.
Com missão de brigar no segmento hoje dominado pelo Compass, o Corolla Cross deverá orbitar a faixa de R$ 150.000, aproximando-se de R$ 200.000 nas versões mais caras.
Conforme já divulgado pela Toyota durante o anúncio do plano de investimento de R$ 1 bilhão para fabricar o Corolla Cross em Sorocaba, a previsão de lançamento é para 2021.
O cronograma inicial previa o início da produção em março do ano que vem, mas o prazo pode atrasar em alguns meses devido à pandemia do novo coronavírus.
O plano de R$ 1 bilhão prevê a adaptação da fábrica para receber a plataforma modular TNGA. O motor 2.0 Dynamic Force do Corolla, que estará também no Corolla Cross, também é produzido no local.
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