Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Segredo: Toyota já tem data para iniciar produção de SUV rival do HR-V

Marca se prepara para começar a fabricar modelo, derivado do conceito de baixo custo Daihatsu DN Trec, daqui a menos de dois anos

Por Leonardo Felix
Atualizado em 22 jul 2019, 09h11 - Publicado em 22 jul 2019, 07h00
Daihatsu DN Trec será o ponto de partida do projeto (Wikimedia/Internet)

A Toyota corre contra o atraso para enfim ter um SUV compacto no Brasil.

Após anos de inércia frente ao sucesso da rival Honda com o HR-V, e do plano fracasso de trazer o C-HR, a marca japonesa enfim terá um produto que considera compatível (em termos de custos produtivos) para brigar no segmento que mais cresce em nosso mercado.

O nome definitivo do modelo ainda é um mistério, mas o código interno do projeto é 740B. E QUATRO RODAS descobriu para quando a fabricante marcou o início da produção (SOP) no país: março de 2021.

O ponto de partida do projeto, pelo menos visualmente, será o conceito de baixo custo Daihatsu DN Trec, apresentado no Salão de Tóquio de 2017.

DN Trec tem perfil “quadradinho”, tal qual Jeep Renegade e VW T-Cross (Wikimedia/Internet)

Sua versão de produção, com derivações Toyota e Daihatsu, será revelada na edição deste ano da mostra japonesa, no último trimestre.

Continua após a publicidade

A versão a ser comercializada com insígnia da Toyota receberá na Ásia o nome Rush, mas não está confirmado ainda se esta alcunha será aproveitada no Brasil.

De acordo com nossas apurações, a fabricante já trabalha em contratos de peças, treinamentos e adaptação da linha de produção em Sorocaba (SP) para fabricar o modelo.

Modelo deve usar motores 1.5 flex e 1.8 híbrido flex (Wikimedia/Internet)

Suas especificações vêm sendo mantidas sob sigilo, mas originalmente sua plataforma será a DNGA, uma espécie de alternativa de baixo custo ao processo modular construtivo TNGA, a ser usado pela nova geração do Corolla.

O site Autos Segredos afirma que o futuro SUV compacto da Toyota terá uma configuração 1.8 híbrida flex, tal qual o sedã médio.

QUATRO RODAS aposta que o modelo aproveitará muito do conjunto mecânico da família Yaris, como o motor 1.5 flex, o câmbio CVT, peças de acabamento interno e as arquiteturas de suspensão.

Continua após a publicidade
Conceito DN Trec é pequeno. A ver se versão brasileira será esticada (Wikimedia/Internet)

Resta saber, ainda, como serão as dimensões do modelo nacional, já que o conceito DN Trec possui meros 3,98 metros de comprimento. Como comparação, um HR-V mede praticamente 4,30 m.

A parte mais nebulosa do projeto é que, muito provavelmente, a chegada do SUV forçará o encerramento da produção do Etios no país.

Voltando a falar sobre o Corolla, nossas apurações mais recentes dão conta de que a 12ª geração dos três-volumes começará a ser feita em Indaiatuba em agosto, com chegada às concessionárias até outubro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.