No início do programa do Argo, a Fiat planejou uma família X6. Além do hatch e do sedã, haverá também uma picape (X6P), que será a substituta da Strada.
No início do projeto, a previsão era de que os três modelos fossem lançados este ano, porém a FCA decidiu segurar a picape. Ao contrário do Siena, que não muda mais, a Strada ainda vai passar por mais uma reestilização, antes da aposentadoria, para ter fôlego suficiente para seguir em frente.
As mudanças devem atualizar o estilo da picape adotando a nova identidade da marca, estampada no Mobi e no Argo. Não se espante se a Strada compartilhar componentes como faróis, por exemplo, com um desses dois. Para-choques, no entanto, serão exclusivos da utilitária.
Lançada em 1998, a Strada evoluiu bastante nestes anos. A última mexida foi em 2013. Ela tem se mantido na liderança do segmento desde 2000. No acumulado até maio, ela detém 48,5% de participação, à frente de VW Saveiro (39,7%) e Chevrolet Montana (11,8%).
Não será difícil continuar na ponta, porque as rivais também são frutos de projetos antigos. É curioso observar como esse segmento das picapinhas, que é uma exclusividade do mercado brasileiro, tem recebido tão pouco investimento nos últimos tempos – e não é por falta do potencial de vendas, já que elas alcançam altos volumes.
Fontes revelam que a X6P, sucessora da Strada, deve chegar somente a partir do final de 2018, como linha 2019.
QUATRO RODAS também já divulgou informações sobre o sedã baseado no Argo.