Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

SBK: Checa com a mão no título

Carlos Checa vence a segunda prova em Imola e fica perto do Mundial

Por Marcelo Brettas Atualizado em 9 nov 2016, 11h53 - Publicado em 25 set 2011, 18h37
Carlos Checa

Na primeira de duas corridas válidas pelo Mundial de Superbike, disputadas em Imola, na Itália, a vitória ficou com o inglês Jonathan Rea (Honda Castrol) que conseguiu se manter à frente do motivadíssimo japonês Noriyuki Haga (Pata Racing Aprilia) detentor da volta mais rápida da prova. Os dois primeiros abriram nove segundos de vantagem sobre Carlos Checa (Althea Ducati) que completou o pódio ao superar Tom Sykes (Kawasaki Racing Team Superbike). Ao chegar apenas na oitava colocação na prova, Marco Melandri (Yamaha World Superbike Team) encerrou viu suas chances matemáticas de chegar ao título da temporada ficarem ainda mais distantes.

A segunda corrida foi ainda mais emocionante, com a vitória sobrando para o atual líder do campeonato Carlos Checa (Althea Ducati), depois que o vencedor da primeira corrida e que liderava também a segunda, Jonathan Rea (Castrol Honda), se viu obrigado a abandonar a prova por falha mecânica. Noriyuki Haga (Pata Racing Aprilia) repitiu o segundo lugar da primeira prova, com Leon Camier (Aprilia Alitalia) completando o pódio, enquanto Eugene Laverty (Yamaha World Superbike Team) assegurava o quarto posto.

Marco Melandri (Yamaha World Superbike Team), não foi além da sexta colocação e viu a sua diferença para Checa na tabela de classificação aumentar para 97 pontos. Restando apenas as quatro corridas de dois GPs e com 100 pontos em jogo, Checa que soma 417 pontos já coloca uma das mãos na taça. Melandri é o segundo (320 pontos), seguido por Biaggi (281), Laverty (256) e Haslam (187).

Na categoria Supersport Chaz Davies (Yamaha ParkinGO) tinha a chance de conquistar o título por antecipação e liderava a prova com mais de dez segundos de ventagem sobre o segundo, quando explodiu o motor de sua Yamaha, obrigando-o a abandonar o GP de Imola e ver a sua vantagem no campeonato ser drasticamente reduzida.


A vitória caiu no colo de Fabien Foret (Hannspree Ten Kate Honda), seguido por Sam Lowes (Parkalgar Honda) e Broc Parkes (Kawasaki Motocard.com). Em quarto lugar chegou o companheiro de equipe de Foret, Florian Marino, e em quinto David Salom (Kawasaki Motocard.com). No campeonato, Davies segue líder com 171 pontos, seguido por Foret (136), Salom em terceiro com 123 pontos e Parkes em quarto com 120. A Supersport tem apenas mais 50 pontos em aberto.

Continua após a publicidade

Publicidade