Salão do automóvel muda para Interlagos com test-drive, arrancadas e shows
Os ingressos começam a ser vendidos em abril com valores de R$ 40 a R$ 7.000 dependendo da experiência; o evento ocorre 6 a 14 de agosto de 2022
Já havíamos adiantado no começo de fevereiro que o Salão do Automóvel como conhecemos acabou. O maior evento automotivo do país muda de formato, local, nome e foca em experiências ao volante, e não mais em grandes estruturas com veículos estáticos.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
A “nova geração” do evento passa a se chamar São Paulo Motor Experience (SPMXP) e será realizado no templo do automobilismo, o autódromo internacional de Interlagos, em São Paulo (SP).
O que também muda é a época em que o novo Salão será realizado. Ele deixa os meses de outubro e novembro para acontecer em agosto e, assim, não coincidirá mais com o fim de semana do Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil. Neste ano de 2022, o SPMXP acontecerá entre os dias 6 e 14 de agosto.
Os ingressos poderão ser adquiridos a partir de abril e variarão de R$ 40 a R$ 7.000, dependendo de qual “experiência” será contratada.
Segundo a organizadora do evento, a RX (Reed Exhibitions), com experiência de mais de 60 anos na organização do Salão Internacional do Automóvel, os carros expostos irão para a pista.
E não só para o conhecido traçado do circuito (batizada de Pista On Road – a pista principal), e sim em outros cinco tipos de pistas especialmente concebidos para o São Paulo Motor Experience: Pista Off-Road, Pista SUV, Pista UTV, Arena Drifting e Arrancada, e Pista New Tech (projetada para demonstrações de novidades tecnológicas).
No total, os organizadores esperam bater a marca de 60 mil test drives ao longo dos nove dias de evento, considerando as ativações somadas de todas as pistas, com o potencial de chegar a 100 mil testes se adicionar na conta as atividades exclusivas pelas manhãs e outras modalidades.
Os boxes de Interlagos servirão como área de exposição, onde montadoras e importadoras apresentarão ao público seus principais lançamentos. De acordo com RX, os participantes poderão, inclusive, comprar o carro que pilotaram na pista no próprio evento. Uma arena especialmente concebida para essa finalidade será erguida atrás dos boxes.
Quase um Rock in Rio automotivo
O evento oferecerá ainda vários espaços que irão explorar o futuro da mobilidade, como Arena Tech, Arena E&A (discussões e demonstrações de novas tecnologias, como carros elétricos e autônomos), Arena Mobilidade (com opção de test-drive de outros veículos elétricos, como bikes e patinetes), mas que também prometem altas doses de diversão aos visitantes.
Estão previstas a arena de E-Sports + Lab Tech, festivais de música (com shows ao vivo), Cine Drive In aos apaixonados por cinema, roda gigante e voos de balão.
Cerca de 40 montadoras e importadoras abriram negociação com a RX para reservar seus espaços, que não se restringirão aos boxes, mas permitirão diversos tipos diferentes de ativação em todo o autódromo. Os nomes das empresas participantes, porém, ainda não foram divulgados oficialmente.
“Vamos entregar com muito orgulho para a capital paulista um novo Salão do Automóvel, com a previsão de movimentar mais de R$ 300 milhões na economia da cidade e gerar cerca de 20.000 empregos diretos e indiretos”, afirma Claudio Della Nina, presidente da RX.