Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Salão de Pequim 2024: SUV do Dolphin, picape da GWM e elétrico da Xioami

O Salão do Automóvel mais importante do ano teve mais de 100 lançamentos. Confira os detalhes dos que já estão confirmados para o Brasil

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 30 abr 2024, 17h04 - Publicado em 30 abr 2024, 17h00
BYD Yuan Pro
BYD Yuan Pro, o SUV do Dolphin (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

No último dia 25 de abril teve início o Salão de Pequim 2024. QUATRO RODAS esteve lá e pode acompanhar dois dias desse que é um dos maiores eventos do calendário automotivo mundial.

Um dos motivos que tornam esse Salão ainda mais especial é a forte expansão das marcas chinesas para o resto do mundo. E, como você já deve saber, o Brasil é um dos mercados onde as chinesas estão investindo forte, principalmente a BYD e a GWM.

Entre as novidades da BYD, um dos modelos mais interessantes expostos em Pequim foi o Yuan Up. Ele chega no Brasil ano que vem e nós já o batizamos de “SUV do Dolphin”. Isso porque o modelo será equipado com a mesma mecânica elétrica de 95 cv e 18,4 kgfm.

Suas dimensões são de um SUV compacto com 4,31 metros de comprimento, 1,83 metros de largura, 1,67 metros de altura e um entre-eixos de 2,62 metros. É um tamanho semelhante ao do Hyundai Creta ou Nissan Kicks, por exemplo. A ideia é que o Yuan Plus seja tão bem sucedido quanto o Dolphin, afinal, ele estará competindo no segmento favorito dos brasileiros.

A BYD também trará ao Brasil sua submarca de luxo chamada Yanwang, que estreia por aqui com o SUV U8. Mas no Salão, quem roubou a cena foi o sedã U7, criando uma enorme expectativa para que ele também chegue ao nosso mercado.

Continua após a publicidade
BYD U7
BYD U7 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O sedã esbanja modernidade com o seu visual, ao mesmo tempo que é agressivo, quebrando o paradigma de que os três volumes são carros de tiozão. Até porque, embora ele não seja um esportivo na comcepção, potência não vai faltar, já que a montadora comentou que o U7 terá mais de 1.000 cv.

Além disso, o U7 tem o posto de carro mais avançado da BYD. O modelo é equipado com sensor LiDAR (um radar a laser) da RoboSens, além de ter radares ultrassônicos. Embora a montadora não tenha confirmado seus recursos, esses equipamentos indicam que ele pode ter um sistema avançado de condução autônoma.

GWM Tank 300
GWM Tank 300 (Divulgação/GWM)
Continua após a publicidade

Outra submarca que já está garantida no Brasil é a Tank, que pertence e funciona como uma divisão de SUVs off-road luxuosos da GWM. Ela chegará já com dois modelos: o Tank 300 e o Tank 400.

Embora o primeiro seja o menor do portfólio da marca, ele mede 4,76 metros de comprimento e chama atenção por seu visual de Jeep. Enquanto o outro é ainda maior, tendo praticamente 5 metros de para-choque a para-choque.

GWM Tank 400
GWM Tank 400 (Divulgação/GWM)
Continua após a publicidade

Ambos serão híbridos, com o 300 sendo equipado com motor 2.0 turbo a gasolina de 245 cv e um elétrico de 106 cv (alimentado por uma bateria de 1,75 kWh) que, juntos, entregam até 341 cv e torque de 64,7 kgfm. Já o irmão maior trará o mesmo conjunto mecânico plug-in da picape GWM Poer, com motor 2.0 turbo a gasolina de ciclo Miller e outros dois motores elétricos, totalizando 405 cv e 76,5 kgfm.

Por falar na Poer, essa é outra que chega por aqui em breve e também marcou presença no Salão chinês. Porém, ela não será do jeito que vimos, ganhando um visual especial para o Brasil. Vale ressaltar, que ela será construída na fábrica de Iracemápolis (SP) e promete trazer um inovador motor híbrido flex.

Estética da nova Poer será bem diferente da atual

Esse não virá ao Brasil, mas com certeza foi um dos principais destaques do Salão de Pequim. O Xiaomi SU7 virou uma verdadeira sensação na China quando foi lançado, poucas semanas antes do início do evento. Então não era a toa toda a expectativa em volta desse modelo.

Continua após a publicidade

Logo após a sua estreia, houve filas de espera de até sete meses para comprá-lo, fora os clientes que tiveram que aguardar até às três da manhã para agendar um test drive. Mas isso não é atoa, afinal, além de ter um visual esportivo elegante, o SU7 tem até 673 cv e 85,45 kgfm em sua versão e faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,78 s.

Xiaomi SU7
Xiaomi SU7 (Xiaomi/Divulgação)

Fora isso, há muita tecnologia embarcada, com central multimídia com tela 3K, processador Snapdragon 8295 e capacidade de se conectar com até cinco tablets da Xiaomi, que se tornam uma extensão da central.

Compartilhe essa matéria via:

Tiveram muitos outros destaques no Salão de Pequim, como o carro voador de verdade — não é um eVTOL! — e o Zeekr X, o esportivo elétrico da Geely que já roda em testes no Brasil. Você pode conferir isso e muito mais em nosso vídeo no canal do Youtube.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.