Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Rimac C_Two é o carro mais rápido do mundo mesmo com potência reduzida

Hiperesportivo elétrico de quase 2.000 cv, projeto croata vem cumprindo com aparente folga sua promessa de ser o carro de série mais rápido do mundo

Por Eduardo Passos
1 Maio 2021, 16h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Rimac C_Two
    Enquanto todos olhavam para lugares a oeste, na Croácia vem surgindo, incomparável, o silencioso C_Two (Rimac/Divulgação)

    Nem mesmo o segmento dos hiperesportivos está imune ao protagonismo elétrico. Isso porque, não bastasse o crescimento da quantidade de EVs em geral, o hipercarro elétrico Rimac C_Two cravou recordes surreais de aceleração durante um teste quase recreativo.

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Publicidade

    Disponível no YouTube, a performance foi obtida pelo próprio fundador da Rimac durante testes casuais em circuito. Numa das filmagens publicadas, o C_Two cumpriu o quarto-de-milha (402,25 m) em inacreditáveis 8,92 segundos, com primeira passagem de 8,94 s. 

    Continua após a publicidade

    Ambos os tempos superam com folga as marcas de atuais campeões como Bugatti Chiron e Porsche 918 Spyder, ao passo que a aceleração de 0 a 60 mph (96 km/h), 2,33 s na melhor rolagem, entra no top-10 mas não vence o 918 Spyder, por exemplo.

    Segundo a Rimac, só por enquanto: não bastasse se tratar de um teste casual, com pneus comuns de rua, o C_Two ainda estava com 15% a 10% de sua potência limitada. Dando o melhor de si, o supercarro deverá baixar seu tempo para 1,85 s e, tranquilamente, bater outro recorde.

    Continua após a publicidade

    Publicidade

    Os créditos vão principalmente aos quatro motores elétricos dedicados a cada uma das rodas. Para extrair o máximo desse conjunto, há duas caixas de transmissão só para o eixo traseiro e duas transmissões de uma velocidade só para o eixo dianteiro. O resultado são insanos 1914 cv de potência e 235 kgfm de torque (no padrão de medida dos carros a combustão, diga-se).

    Que fabricante é essa?

    De uma preparadora de garagem, a Rimac se tornou fabricante que tem no C_Two seu segundo e mais desafiador modelo
    De uma preparadora de garagem, a Rimac se tornou fabricante que tem no C_Two seu segundo e mais desafiador modelo (Rimac/Divulgação)

    Vencer gigantes como Bugatti, Porsche e Tesla obviamente atraiu holofotes à discreta Rimac, instalada na ainda mais discreta cidade croata de Sveta Nedelja.

    Publicidade

    A atenção surgiu como descrença quando a empresa, fundada na garagem de um mecânico amador de 19 anos, começou a almejar títulos e cresceu na apresentação C_Two no Salão de Genebra de 2018. As demonstrações públicas, porém, vêm silenciando cada vez mais céticos.

    Rimac C_Two
    Além de piloto automático, modelo terá até modo Drift (Rimac/Divulgação)

    Demorou um pouco, mas o modelo vem provando ser mais do que papo publicitário, mesmo com mais a entregar. Além da aceleração brutal, por exemplo, o Rimac C_Two promete uma velocidade máxima de 415 km/h; não bate recordes mas não pode também ser chamada de pouco.

    Tudo no carro aspira ser tão provocativo e aparentemente incompatível quanto o protagonismo de hipercarros elétricos
    Tudo no carro aspira ser tão provocativo e aparentemente incompatível quanto o protagonismo de hipercarros elétricos (Rimac/Divulgação)

    Custando a metade de um Chiron, o C_Two é proporcionalmente modesto perto da exuberância de seus pares. O projeto evoca a todo instante a estética clássica dos hipercarros, mas sempre com elementos tecnológicos incomuns. Como se tivesse se adiantado aos críticos, a Rimac também promete autonomia 650 km ao modelo e possibilidade de repor 80% da carga em 30 minutos de carregamento.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Não bastasse a eficiência, o C_Two não precisa de combustível aditivado
    Não bastasse a eficiência, o C_Two não precisa de combustível aditivado (Rimac/Divulgação)

    Para as ruas, o esportivo com asas de gaivota também conta com sistema de automação veicular superior a referências como o Autopilot da Tesla; 12 sensores de ultrassom, seis radares, oito câmeras e dois radares a laser (Lidar) em cada uma das 150 unidades previstas, garantindo nível 4 de condução autônoma.

    O prazo de lançamento do modelo segue flutuante devido à pandemia. É fato, porém, que o C_Two segue em plena homologação ao mesmo tempo que os últimos ajustes são relatados na rede. Houve até mesmo test drive do protótipo feito por Nico Rosberg, campeão de Fórmula 1.

    Continua após a publicidade

    As entregas estão previstas, no momento, para começarem no final de 2021. Até lá não se assuste com novos recordes sendo quebrados pelo croata apressado.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Quatro Rodas Abril

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.