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Rimac C_Two: o superesportivo elétrico de 1.914 cv

Fabricante croata põe Tesla em xeque com esportivo que chega aos 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos

Por Henrique Rodriguez - Atualizado em 11 jul 2018, 17h43 - Publicado em 10 mar 2018, 09h50
Rimac C_Two
Superesportivo tem quatro motores elétricos Rimac/Divulgação

A nova geração do Tesla Roadster ainda nem tem versão definitiva, mas já tem um concorrente de peso.

A croata Rimac apresentou no Salão de Genebra o C_Two, um superesportivo 100% elétrico de 1.914 cv  e 234,5 mkgf de torque, que promete alcançar os 412 km/h de velocidade máxima.

Mas a grande ameaça ao Tesla está na aceleração. Enquanto o norte-americano promete 0 a 96 km/h em 1,9 s, o croata diz cumprir o 0 a 100 km/h em 1,97 segundo. E vai além: alcança os  300 km/h em 11,8 s.

Rimac C_Two
São quase 2.000 cv e 0-100 km/h fica abaixo dos 2 s Rimac/Divulgação

O Rimac C_Two tem quatro motores elétricos, cada um deles instalado em uma roda e com sistema de vetorização do torque.

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O mais curioso é que os motores dianteiros trabalham com transmissão de uma marcha cada, enquanto cada motor traseiro tem uma caixa de duas marchas.

Rimac C_Two
Apenas 150 unidades serão produzidas Rimac/Divulgação

O sistema elétrico usado pelo superesportivo é de 48V, que torna mais seguro e barato o uso de motores de alta potência. Há baterias de lítio, magnésio e níquel, com um total de 6.960 células e potência de 120 kWh.

Com sistema de recarga rápida, de 250 kW, é possível recuperar 80% da carga em meia hora.

A autonomia é de 650 km por carga completa.

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Rimac C_Two
Modelo ainda terá versão de pista e uma variante conversível Rimac/Divulgação

Mas o Rimac C_Two também chama atenção por ser um dos carros mais autônomos da atualidade.

Seu sistema avançado de auxílio de condução (Adas), com 12 sensores de ultrassom, seis radares, oito câmeras e dois radares a laser (Lidar) garante nível 4 de condução autônoma, à frente do Audi A8, que é nível 3.

Rimac C_Two
Apenas 150 unidades serão produzidas Rimac/Divulgação

Além disso, ainda tem airbags frontais e laterais, e sistema de frenagem automática.

Apesar da estrutura monocoque de fibra de carbono e partes deformáveis da dianteira e da traseira serem de alumínio, o C_Two pesa 1.950 kg.

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Ele ainda terá versão conversível e uma própria para as pistas.

A produção do Rima C_Two terá início no último trimestre deste ano. Apenas 150 unidades serão produzidas.

Rimac C_Two
Rimac/Divulgação
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