Renault Triber tem sete lugares e é menor que Kardian e mais barata que Kwid
Algo como uma minivan do Kwid, a Triber tem três fileiras dispostas em 3,99 metros de comprimento; visual foi atualizado

A Renault Triber é mais uma das particularidades do mercado indiano, que cobra menos impostos para carros menores de 4 metros de comprimento. Trata-se de uma minivan de sete lugares com apenas 3,99 metros, feita sobre a base do Kwid, com motor 1.0 aspirado e que parte de aproximadamente R$ 40.000. Ela acaba de passar por uma reestilização de meia vida.
Apesar das consideráveis mudanças para parecer maior e mais refinada, a Triber não esconde o parentesco com o Kwid. Assim como no modelo anterior, a atualização mantém algumas similaridades nas linhas de grade e para-choque dianteiros, que adotam traços mais angulosos. Os faróis, por sua vez, são mais arredondados e têm iluminação por projetores.

De lado, os volumes arredondados e o aplique na área inferior das portas também remetem ao subcompacto. Mas a minivan garante a personalidade com a “onda” formada na coluna C e nas linhas da traseira, que tem lanternas horizontais (de led) invadindo a tampa do porta-malas e um para-choque com apliques prateados. As rodas são de 15 polegadas, com pneus de perfil alto.
O interior da Triber é simples, mas com linhas e formatos exclusivos em relação ao “irmão” menor, apesar do aparente acabamento simples. O modelo tem quadro de instrumentos digital com tela de 7 polegadas, além de uma central multimídia com 8 polegadas e conexão com Android Auto e Apple CarPlay.

Há ar-condicionado analógico, carregador de celulares por indução, chave presencial e airbags dianteiros, laterais e de cortina. Os equipamentos, no entanto variam entre as versões, já que a Triber também tem versões simples que dispensam as telas e até as calotas.
Embora tenha espaço otimizado para levar até sete ocupantes, dispostos em três fileiras, não há milagre em um carro com apenas 26 cm a mais do que um Kwid – ou 13 cm menor do que um Kardian. Assim, a terceira fileira tem espaço reduzido, suficiente apenas para crianças ou pessoas de menor estatura, e para viagens curtas.

Além do espaço, outro problema com a ocupação completa na Triber deve ser o desempenho. Ela é sempre equipada com motor 1.0 aspirado de 72 cv de potência e 9,8 kgfm, e tração dianteira. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre com cinco marchas.
A nova Triber parte de aproximadamente R$ 40.390 em conversão direta, sem adição de impostos, na versão Authentic. A topo de linha, Emotion, sai por equivalentes R$ 58.700.