O Renault Kwid foi classificado com três estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP, tanto para adultos quanto para crianças.
O compacto (que é o único popular a sair de fábrica com airbags laterais) foi elogiado pelo instituto, mas não escapou de algumas críticas.
A nota “boa” foi atribuída à proteção da cabeça e dos pés dos ocupantes dos bancos dianteiros, enquanto a proteção do tórax e pernas do motorista recebeu a nota “marginal”.
No geral, a estrutura do Kwid foi bem avaliada no impacto frontal, inclusive na área dos pés – embora os joelhos ficaram sujeitos a lesões.
A proteção a crianças foi considerada satisfatória pela presença de suportes de cadeirinhas Isofix.
O hatch não se saiu tão bem no teste de impacto lateral devido à penetração do carrinho (aparelho que simula um veículo em colisão) na estrutura do Kwid.
A nota de proteção do tórax em uma colisão lateral foi classificada como “fraca”, a segunda pior na escala do Latin NCAP. Já a proteção da cabeça ganhou a nota “adequada”.
A atuação dos airbags laterais também foi criticada pelo órgão. “A proteção não foi tão boa quanto o esperado e esperávamos um desempenho melhor da estrutura”.
O Kwid brasileiro recebeu reforços estruturais para não repetir o péssimo resultado do modelo indiano no teste realizado pelo Global NCAP em 2016. Na ocasião, o modelo zerou o teste de proteção a adultos e ganhou apenas duas estrelas na proteção a crianças.
Instituto já testou sete modelos neste ano
O resultado obtido pelo Kwid foi superior aos números de dois populares testados em 2017: Ford Ka (nas versões hatch e sedã) e Chevrolet Onix zeraram o teste feito pelo instituto.
O Fiat Mobi também não teve um bom desempenho, ganhando uma estrela na proteção a adultos e duas na proteção a crianças.
Neste ano, o Latin NCAP avaliou outros quatro veículos vendidos no Brasil. VW Golf, Toyota Corolla e VW Polo receberam a nota máxima de cinco estrelas, enquanto o Renault Captur foi avaliado com quatro estrelas na proteção para adultos e três para crianças.