A Renault está aposentando o Kadjar após apenas uma geração. Seu substituto é o Renault Austral, um SUV médio gêmeo do Nissan Qashqai e que será posicionado como concorrente de modelos como VW Tiguan e Jeep Compass na Europa. Mas que seria bem interessante no Brasil.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Mesmo sem uma versão elétrica, como o novo Megane E-Tech, todos os motores disponíveis são eletrificados e as opções a diesel foram abandonadas. Por sinal, o Austral é o primeiro Renault com sistema elétrico de 48 volts, o que deve reduzir um pouco o consumo real.
Na comparação com os concorrentes, o Renault Austral tem gama de motores muito reduzida. A versão de topo de linha tem motor três-cilindros 1.2 turbo que, combinado com um motor elétrico e a uma bateria de 1,7 kWh, entrega até 200 cv. Uma versão de 160 cv será oferecida meses depois do lançamento.
Abaixo dessas versões estão os híbridos leves. O mesmo motor 1.2 turbo pode ser combinado a um gerador de partida de 48V, entregando 130 cv e combinado a um câmbio manual de seis marchas.
Há outra opção ainda mais simples, com um motor 1.3 turbo e um gerador de partida de 12V que, combinado a um câmbio automático, pode entregar 140 ou 160 cv.
Na prática, o consumo varia entre 16,1 e 21,7 km/l, informa a Renault. A tração integral será opcional.
A plataforma CMF-CD03, na qual é baseado o Austral, ainda dispõe de mais de 30 sistemas de assistência e a Renault defende que permite atingir índices de isolamento de ruído e conforto de suspensão melhores que os do Kadjar.
Assim como no Megane elétrico, os conjuntos de faróis e lanternas de led chamam muita atenção. As duas grandes luzes traseiras em forma de C se fundem com o logotipo do veículo. A frente tem design semelhante, com lâmpadas atraentes e uma grade bem diferente.
O interior também segue muito do que se vê no novo Megane. Chamam a atenção o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e um head-up display de 9,3 polegadas. Já as funções multimídia são controladas por uma tela vertical de 12 polegadas no meio do painel.
Com 4,51 m de comprimento, o Renault Austral tem porta-malas com capacidade que varia entre 430 e 575 litros, dependendo da mecânica e dos sistemas híbridos. O banco traseiro ainda pode avançar ou recuar em uma amplitude de 16 cm ou ser rebatido na proporção 60/40.