Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Red Bull mostra hipercarro com V10 de 1.200 cv e que chega aos 15.000 rpm

Último projeto antes do lendário engenheiro sair da Red Bull tem V10 híbrido de 1.200 cv e menos de 900 kg

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 12 jul 2024, 14h27 - Publicado em 12 jul 2024, 14h00
RB17
RB17 (Divulgação/Red Bull Racing)
Continua após publicidade

Antes de se despedir da Red Bull Racing, o lendário projetista Adrian Newey vai assinar seu último trabalho. E não é um novo bólido para a Fórmula 1. Na verdade, desde 2022 ele vem trabalhando no RB17, um hipercarro com mais de 1.200 cv e menos de 900 kg, que será capaz de fazer os mesmos tempos de volta de um F1.

Um protótipo foi revelado no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, e já mostra os principais conceitos do RB17. O primeiro e principal deles é o motor, um V10 4.5 aspirado e híbrido. De acordo com Newey, ele foi escolhido por conta do seu ronco, sendo descrito como o “auge do barulho” dos F1.

A equipe de desenvolvimento, que além de Newey também contava com o divisão de Tecnologias Avançadas da Red Bull, até chegou a cogitar um V8 turbo no início do projeto. Mas não soava tão bem quanto o motor aspirado de alta rotação.

RB17
RB17 (Divulgação/Red Bull Racing)

O V10 sozinho é capaz de desenvolver exatos 1.000 cv, mas com a ajuda de um motor elétrico montado no câmbio automático, ele chega aos 1.200 cv. Outro detalhe é que o motor pode girar em até 15.000 rpm.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A segunda maior preocupação de Newey era com o peso. Não há informações sobre um valor preciso, apenas que o peso total é inferior a 900 kg, o que já é bem surpreendente. Para isso, o chassi é feito de um composto de carbono e a transmissão não é de duas embreagens, por ser pesada demais.

RB17
RB17 (Divulgação/Red Bull Racing)
Continua após a publicidade

A solução foi usar sensores e softwares que sabem exatamente onde estão cada engrenagem e anel de fixação, realizando mudanças de alta potência sem impedimentos ou danos. O sistema não é tão rápido quanto o de um F1, mas economiza peso.

RB17
RB17 (Divulgação/Red Bull Racing)

A aerodinâmica foi outro ponto chave para o processo. A base do desenho foi toda feita por Newey a mão e, depois, foi para testes em CFD para testar sua resistência ao ar. Nesse ponto, a Red Bull contratou graduados em design automotivo da Royal Academy of Art para dar os últimos toque no projeto. O resultado é uma downforce de 1.700 kg quando o RB17 atinge a máxima de 350 km/h.

Continua após a publicidade
RB17
RB17 (Divulgação/Red Bull Racing)

O projetista também teve liberdade para fazer coisas que não teria em um F1. Por exemplo, ele pode usar uma suspensão ativa, algo banido da Fórmula 1 desde 1994. Ela é essencial para o RB17, já que se adapta perfeitamente à configuração de rigidez mínima. Fora isso, ainda há freios de carbono e uma linha de pneus Michelin desenvolvidos exclusivamente para o modelo.

RB17
RB17 (Divulgação/Red Bull Racing)
Continua após a publicidade

Como um carro para dois ocupantes, o RB17 ainda traz alguns benefícios, como pequeno porta-malas no capô, e espaço para guardar macacões e capacetes.

Apesar de parecer pronto, ainda faltam alguns detalhes a serem ajustados. Newey já falou que a versão final do carro será um pouco menor. A previsão é que os testes em pista comecem em 2025.

A Red Bull vai produzir apenas 50 unidades do RB17 na sua fábrica em Milton Keynes, na Inglaterra. O preço ainda não foi divulgado, mas especula-se que seja em torno de 5 milhões de libras, aproximadamente R$ 35,4 milhões. Vale ressaltar que esse é um carro exclusivo para pista e uma versão para as ruas está sendo cogitada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.