Ram Rampage 2025 estreia novo motor 2.2 turbodiesel e versão mais barata
Picape troca motor 2.0 diesel de 170 cv por um 2.2 de 200 cv e deixa estreia da versão Big Horn de entrada para depois
Com pouco mais de um ano de mercado, a Ram Rampage chega à linha 2025 com importantes novidades. Além de ser a responsável por estrear uma nova motorização a 2.2 turbodiesel para o grupo Stellantis no Brasil, também ganha uma nova versão de entrada. Há ainda mudanças nos pacotes de equipamentos de algumas configurações.
A nova versão de entrada da Rampage 2025 é a (há tempos) especulada Big Horn. Apesar de confirmada, o preço ainda não foi divulgado e o lançamento acontecerá nas próximas semanas.
Enquanto isto não acontece, a variante mais barata é a Rampage Rebel 2.2 turbodiesel, por R$ 259.990, que já conta com a nova motorização – que será detalhada nos próximos parágrafos. É curioso notar que agora a diferença de preço entre as versões diesel e as versões a gasolina é de R$ 5.000, sendo que até então a diferença era de R$ 9.000.
Preços da Ram Rampage 2025:
- Rampage Rebel 2.2 Turbodiesel 4×4 – R$ 259.990
- Rampage Rebel 2.0 Turbo Gasolina 4×4 – R$ 264.990
- Rampage Laramie 2.2 Turbodiesel 4×4 – R$ 272.990
- Rampage Laramie 2.0 Turbo Gasolina 4×4 – R$ 277.990
- Rampage R/T 2.0 Turbo Gasolina 4×4 – R$ 295.990
Considerando o preço da Rebel, a Big Horn pode custar algo em torno de R$ 240.000.
Como é a Rampage Big Horn 2025
Mesmo sem revelar o preço, a Ram já divulga todos os detalhes da Rampage Big Horn. Para ficar mais em conta, porém, a configuração precisou passar por uma dieta na lista de equipamentos. Esta versão não tem faróis automáticos (tanto para facho alto, quanto para o baixo), retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e sensores de estacionamento dianteiros. Também não há ajustes elétricos do banco passageiro e o sistema de som Harman Kardon.
A Rampage Big Horn também abre mão do airbag de joelho (e, assim, tem seis airbags, contra sete nas demais versões), do acabamento integral em couro e de sistemas de auxílio a condução, como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, detecção de tráfego cruzado e monitoramento de ponto cego.
Por outro lado, ela continua equipada com faróis e lanternas full led, capota marítima (presente em todas as versões na linha 2025), chave presencial, quadro de instrumentos digital de 10,3″, multimídia de 12,3″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celulares por indução com ventilação, ar digital bizona, câmera de ré, freio de estacionamento eletrônico e ajuste elétrico de altura dos faróis. O piloto automático é do tipo convencional.
A Big Horn também mostra na aparência que é a versão mais barata da linha. A dianteira tem para-choque na cor do carro e a grade tem as bordas cromadas, mas o interior é em preto brilhante. Atrás, o para-choque é cromado e, de lado, as rodas de 17 polegadas têm pneus 235/65 e desenho mais simples, com pintura prateada.
Por dentro, a qualidade de materiais e montagem é a mesma das demais versões, com diferenças para o tipo de materiais utilizados. Enquanto a partir da versão Rebel há revestimento integral em couro em volante e bancos, na Big Horn os bancos têm a parte central em um tecido de bom toque e visual refinado.
Como é o novo motor 2.2 turbodiesel
Outra especulação de anos confirmou-se com a estreia da linha 2025 da Rampage: o motor 2.2 turbodiesel. Com 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, ele chega para substituir o antigo 2.0 turbo diesel de 170 cv e 38,8 kgfm que, por enquanto, segue na Fiat Toro, bem como nos Jeep Commander e Compass.
É importante destacar que este não é o mesmo motor 2.2 turbodiesel que equipa a Fiat Titano, mas sim uma versão 2.2 daquele 2.0 turbodiesel que vinha sendo utilizado pela picape até então.
O novo motor, da família Multijet e já preparado para as normas do Proconve L8 (que entram em vigor em 2025), tem coletor de admissão variável, turbina de geometria variável, bomba de óleo com deslocamento variável e pistões em aço, e promete mais performance e menos consumo de combustível.
Junto a ele há um novo sistema de aspiração e exaustão e a transmissão, a já conhecida automática de nove marchas, também passa por alterações. Segundo a Ram, o câmbio tem nova calibração e novo conversor de torque. A tração 4×4 automática com reduzida (que é a primeira marcha) é a mesma.
De acordo com a marca, a picape agora vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos – contra os 10,9 segundos divulgados anteriormente, com o motor 2.0. A velocidade máxima agora é de 196 km/h, contra 186 km/h do modelo antigo.