RAM 3500 poderá chegar ao Brasil sem seus principais atrativos
Apesar da vasta gama de combinações possíveis, a picape deverá desembarcar por aqui sem o rodado duplo e, portanto, com menor capacidade de carga
Confirmada para chegar ao Brasil ainda em 2021, a nova RAM 3500 já roda por aqui sem nenhum tipo de camuflagem. Flagras publicados pelo site Autos Segredos revelam que a configuração em testes não possui o tradicional rodado duplo da maior picape da marca, colocando em dúvida os atributos do modelo para o mercado brasileiro.
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Nos flagras, a 3500 aparece em sua versão intermediária Limited Longhorn, na configuração com as menores dimensões de cabine e caçamba (a Crew Cab 6’4′), e com rodado simples na traseira.
Assim, as hipóteses são de que o modelo perderia um de seus maiores atrativos para chegar ao mercado brasileiro, de que ele seria oferecido em mais de uma configuração, pois justamente para a versão da unidade em testes, o rodado duplo não está disponível, ou até de que a unidade não corresponda ao modelo que será vendido. Nada disso, porém, está confirmado pela RAM.
Nos EUA, o rodado duplo, assim como a quinta roda (item que faz elo entre a picape e um reboque, como um trailer), são opcionais – mas para configurações específicas. No caso da versão Longhorn, apenas as com cabine simples ou caçamba estendidas podem receber os itens.
Para o Brasil, é provável que o modelo seja importado com o motor 6.7 de seis cilindros com 425 cv de potência e 148,6 kgfm de toque, transmissão automática de 6 marchas e tração integral. Em seu país de origem, a 3500 tem ainda o mesmo motor com ajuste mais manso, de 375 cv, e um 6.4, de 415 cv, este com câmbio de 8 marchas.
Seguindo o configurador norte-americano da marca, são inúmeras as combinações entre nível de acabamento, proporções de caçamba e cabine, motorização, tração, opções de eixo traseiro (simples ou duplo), opção de quinta roda, relações de transmissão, além de diversos outros itens, como alternador, reboques, pneus e rodas.
A capacidade de carga e reboque também varia de acordo com a carroceria e a motorização escolhidas Para levar até 5,6 toneladas de peso bruto, o rodado pode ser simples, como na versão cotada para o Brasil. Já para levar o máximo de peso possível, 6,4 toneladas, o rodado duplo precisa ser adicionado. O mesmo vale para o sistema de quinta roda, com dois níveis diferentes, que alteram o eixo traseiro.
O que muda para a RAM 2500?
Com as prováveis especificações da 3500 que chegará ao Brasil, é possível prever que as principais alterações para a 2500, já vendida por aqui por R$ 427.990, ficarão em motorização e capacidade de carga. O preço, aliás, também será maior para a novata: não espere que ela chegue por menos de R$ 500.000.
O motor das duas serão o mesmo 6.7 turbodiesel Cummins. Enquanto a 3500 poderá ter até 425 cv, porém, a 2500, na versão única Laramie, entrega 365 cv e 110,7 kgfm de torque. O câmbio também é automático de 6 marchas.
A lista de equipamentos também será reforçada, com assistentes de saída de faixa, pontos cegos, estacionamento e frenagem automática, além de piloto automático adaptativo, faróis full LED adaptativos, sistema de som Harman Kardon de 17 alto-falantes e 900 watts de potência e acabamento luxuoso.