Ram 2500 HD Rebel une capacidade de carga e alto desempenho
A grandalhona pode ter motores a gasolina ou diesel e rebocar mais de 7.600 kg, mas está preparada para ser um esportivo no off-road
Em um dos segmentos mais acirrados da atualidade, as picapes grandalhonas de Ford, Chevrolet e Ram passaram por atualizações nesta semana, quase que simultaneamente. A última delas foi a Ram com a nova 2500 Heavy Duty Rebel, versão inédita de alto desempenho para a 2500, que une a esportividade do nome Rebel e as capacidades de carga da insígnia Heavy Duty.
De acordo com a marca, essa união de poderes é o grande propósito da novidade, que ficará posicionada entre as versões Laramie e Power Wagon. “Os compradores da Ram Heavy Duty Rebel vão gostar que a nova versão oferece uma combinação de desempenho off-road sem ter que sacrificar a capacidade”, aponta Mike Koval Jr., CEO da marca Ram.
De cara apresentaremos os números da picape. Ela pode ser equipada com motor V8 6.4 Hemi a gasolina de 415 cv e 59 kgfm, com câmbio automático de oito marchas, ou com o 6.7 turbo diesel Cummins de 375 cv e 117,5 kgfm, com transmissão de seis marchas.
Entre as capacidades do modelo estão os 7.652 kg de capacidade máxima de reboque e até 1.424 kg de carga útil. A marca não especifica se há diferentes capacidades de reboque e carga entre os motores. Dados de desempenho também não foram divulgados pela Ram.
Além dos números, a Ram 2500 HD Rebel usa uma suspensão off-road exclusiva, diferencial traseiro de deslizamento limitado com bloqueio traseiro eletrônico, rodas de 20 polegadas (com opcionais de 18″), pneus off-road de 33 polegadas, chapas metálicas de proteção para tanque de combustível e câmbio, além de pontos de ancoragem e iluminação exclusivos na caçamba.
A suspensão tem sistema de molas de cinco elos que prometem melhor articulação para o transporte de carga. Porém, a picape também oferece, como opcional, um sistema de suspensão traseira a ar. Outro opcional é o guincho instalado na dianteira, com capacidade de reboque de 5.443 kg.
A aparência da Ram 2500 Rebel segue o que já conhecemos na 1500 Rebel, com uma pegada esportiva. Ou seja, por aqui esqueça dos cromados. A picape adota elementos, como rodas, para-choques, grades, logotipos e retrovisores pintados em preto fosco, que dão ares mais agressivos.
Por dentro, o mesmo. Apesar de uma quantidade limitada de imagens divulgadas pela marca, é possível notar o uso extenso da cor preta em variações brilhantes e foscas. A lista de equipamentos inclui sistema de cãmeras 360°, quadro de instrumentos digital e a clássica central multimídia vertical que inspirou a brasileiríssima Fiat Toro.
Piloto automático adaptativo, alerta de colisão dianteira com frenagem automática, assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, faróis automáticos e retrovisor central digital com modo reboque também estão presentes.