Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

RAM 1500 que virá ao Brasil tem motor turbodiesel italiano de 264 cv

Versão inédita usa motor fabricado na Itália e chegará ao mercado para disputar o segmento de picapes médias topo de linha

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 11 jun 2019, 16h09 - Publicado em 11 jun 2019, 16h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • RAM 1500 5
    Visual da versão turbodiesel é idêntico ao das outras 1500 (Divulgação/Ram)

    O visual da nova RAM 1500 turbodiesel já não era mais mistério, mas a FCA finalmente revelou os detalhes técnicos da versão que chega ao Brasil no final do ano para brigar entre as picapes médias topo de linha, conforme revelado em primeira mão por QUATRO RODAS.

    A picape usa uma versão atualizada do 3.0 V6 turbodiesel que já era aplicado em outros modelos da linha FCA.

    O propulsor passou por uma série de modificações, como aumento da taxa de compressão, nova turbina, pistões e bombas de vácuo e novo fluxo no cabeçote e sistema de recirculação de gases.

    RAM 1500 1
    O motor V6 3.0 turbodiesel já era usado na geração anterior da 1500 (Divulgação/Ram)

    O resultado foi de excelentes 264 cv e 66,3 mkgf. Como referência, a Volkswagen Amarok V6, atual líder nestes quesitos no Brasil, chega a 245 cv e 60,1 mkgf com overboost.

    Continua após a publicidade

    A RAM não revelou os dados de consumo, mas adiantou que ele entregará índices acima da média, com menor vibração e ruídos.

    RAM 1500 que virá ao Brasil tem motor turbodiesel italiano de 264 cv
    A versão off-road Rebel também ganhou opção diesel (Divulgação/Ram)

    A capacidade de reboque, característica importante para o mercado norte-americano, também é digna de nota na 1500 turbodiesel: ela consegue puxar mais de 5,7 toneladas.

    Por outro lado, não espere uma capacidade de carga impressionante. O alento é que, pelas leis brasileiras, a RAM 1500 obrigatoriamente terá que levar mais de uma tonelada na caçamba para poder usar o motor turbodiesel no país.

    Continua após a publicidade
    RAM 1500
    A principal diferença no quadro de instrumentos é a nova escala do conta-giros (Divulgação/Ram)

    Levando em conta que a versão V6 a gasolina leva modestas 952 kg — menos do que uma Kombi, a 1500 turbodiesel deverá ser homologada para pouco mais de 1.000 kg de carga.

    RAM 1500 3
    A principal identificação da versão está em uma plaqueta no capô (Divulgação/Ram)

    A RAM não deu mais detalhes, mas a expectativa é que a picape mantenha a opção de câmbio automático de oito marchas e tração 4×4 já oferecidas em outras versões.

    Continua após a publicidade

    Outra novidade é que o motor V6 turbodiesel será oferecido em todas as variantes da 1500, incluindo a off-roader Rebel.

    RAM 1500 2
    O motor V6 turbodiesel é fabricado na Itália (Divulgação/Ram)

    Para o Brasil a RAM deve reservar as opções intermediárias da 1500, mas com um pacote de equipamentos generoso.

    Isso porque a picape irá disputar na faixa de preço de R$ 200.000, acima da Ford Ranger Limited, Volkswagen Amarok V6 Highline e próximo da Toyota Hilux GR-S.

    Continua após a publicidade

    A única picape que disputaria lado-a-lado com a 1500 seria a Mercedes Classe X V6. Com a desistência da produção na Argentina, porém, o futuro da rival alemã é incerto.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.