Clique e assine por apenas 8,90/mês

Quem é Mark Fields, possível sucessor de Alan Mulally na Ford

Executivo é cotado para assumir cargo de presidente global da segunda maior montadora dos EUA

Por Daniela Barbosa, de Exame.com - Atualizado em 9 nov 2016, 12h45 - Publicado em 30 set 2013, 16h04
fabricantes

Alan Mulally afirmou recentemente que está empenhado em permanecer como presidente da Ford pelo menos até 2014. Rumores de mercado indicam, no entanto, que há grande chance de o executivo assumir o comando da Microsoft – que procura um substituto para Steve Ballmer. O atual comandante da montadora de Michigan é figura conhecida em Washington D.C (onde fica a sede da Microsoft), já que Mulally comandava a Boeing antes de presidir a Ford.

O destino de Mulally ainda é incerto, mas caso o executivo aceite o desafio de comandar a gigante do setor de tecnologia, já existe um nome quase que certo para sucedê-lo na Ford: Mark Fields, executivo da casa que acumula as funções de vice-presidente global e presidente das operações da montadora nas Américas.

De acordo com a imprensa internacional, há fortes indícios de que Fields se torne presidente global da Ford em breve. O principal deles seria a frequente aparição do jovem executivo em eventos da montadora. Desde dezembro do ano passado, Fields ocupa o cargo de vice-presidente na Ford e nesse período tem participado de ações importantes da companhia, como viagens para países estratégicos para a Ford, e ganhado cada vez mais espaço para falar sobre os planos da companhia com o mercado e a imprensa.

Jovem executivo

Continua após a publicidade

Com apenas 52 anos, Field trabalha para a Ford desde o final da década de 80. Em 1998, ele assumiu o comando da Mazda, montadora japonesa controlada pela companhia americana, e se tornou o executivo mais jovem a assumir um cargo de CEO dentro do grupo Ford.

Em 2002, ele assumiu o comando do Premier Automotive Group, braço de luxo da montadora. Três anos depois, foi nomeado chefe das operações da montadora nas Américas e no ano passado acumulou a função de vice-presidente da montadora.

Formado em Economia e com mestrado em Administração feito na Universidade de Havard, antes da Ford, Fields trabalhou para a IBM. O executivo é casado e tem dois filhos.

Publicidade