QR de agosto: especial Melhor Compra 2025 e nossos 65 anos
Agosto é mês de comemorar nossos 65 anos de história e de trazer ao público o tão aguardado Melhor Compra 2025, com as opções mais econômicas do mercado

Dos doze meses do ano, agosto é sempre o mais especial para QUATRO RODAS. É nele que nós divulgamos nosso tradicional Melhor Compra, além de comemorarmos O aniversário da revista. Em 2025 é mais especial: QUATRO RODAS está completando 65 anos de e para celebrar preparamos uma edição recheada de boas histórias — novas e antigas.
No especial Melhor Compra 2025, você verá quais são as opções de carros novos mais interessantes do mercado nacional. Neste ano, separamos a premiação em 31 categorias diferentes, abrangendo desde os compactos de entrada, até os esportivos.
Foram meses de apuração para chegar a conclusão de quais modelos oferecem o melhor custo-benefício, levando em consideração não só seus preços de tabela, como também as manutenções, peças, seguros e, claro, a qualidade de cada modelo.
Mas sempre há aqueles que se sobressaem entre todos os vencedores. Neste ano, o Volkswagen Tera Comfort foi eleito pela redação como o Grande Campeão de 2025, muito por trazer um conjunto mecânico e de equipamentos racionais para o seu preço de R$ 126.990.

Ao lado do Tera temos o GAC Aion V, vencedor como destaque do ano. QUATRO RODAS teve acesso antecipado exclusivo aos carros da mais nova marca chinesa do Brasil, e conseguiu testar e avaliar o SUV grande de R$ 214.990. Realmente, ele é um ponto fora da curva, já que não há no mercado nacional um carro que tenha tantos equipamentos de modelos luxuosos na faixa dos R$ 200.000.
E tem mais…
Máquina do tempo
Nenhuma outra mídia automotiva foi capaz de retratar tão bem a história do setor automotivo nacional como QUATRO RODAS fez nos últimos 65 anos. Para relembrar toda essa trajetória, fizemos uma linha do tempo contada através de sete edições, uma por década.O início, claro, é com a nossa primeira edição, de agosto de 1960, retratando os primórdios da indústria automotiva brasileira. Na época, ela ainda engatinhava, já que havia sido implementada em 1956 pelo presidente Juscelino Kubitschek.

Daí passamos pela primeira crise do petróleo, o “boom” do mercado em 1980, a abertura do mercado nas importações, o primeiro carro flex, até chegarmos nas décadas atuais, com a chegada de novas tecnologias e incentivos do governo para a fabricação carros mais ecológicos.
FREIA!!!
Sabe porque os carros de hoje em dia são muito mais seguros? Fomos atrás da resposta diretamente na fonte. Acompanhamos de — muito — perto como foi o crash test do Chevrolet Tracker.

É a primeira vez que a GM do Brasil abre as suas portas para que uma publicação veja os testes. Entre todas as fortes batidas, o que mais impressionou foi ver como os dummys — bonecos que simulam os passageiros — saíram intactos.
Genérico só no nome
O Zeekr X é o primeiro carro da marca chinesa irmã da Volvo no Brasil. O SUV foge completamente do que se espera dos carros chineses, muito criticados por seguirem uma mesma linguagem visual. Mas o mais interessante é que ele também consegue se diferenciar de qualquer outro carro ocidental.

O X chega para concorrer no segmento dos SUVs elétricos de luxo, onde também se encontram seus irmãos da Volvo. Ele faz jus aos preços, que variam entre os R$ 229.950 e R$ 338.950, trazendo itens luxuosos e alguns até inusitados. Já imaginou estar na rua e um carro caro como esse começa a relinchar? Pois até isso o Zeekr é capaz de fazer.
Agora é pra valer!
Fiat Titano foi um lançamento para a marca esquecer. Não é à toa que ela volta com modificações profundas onde mais importa: por dentro.

A cara ainda é a mesma, mas a picape mudou radicalmente seu conjunto de suspensão, além de ganhar o motor 2.2 turbo diesel de 200 cv e 45,9 kgfm, o mesmo da Ram Rampage, Fiat Toro e Jeep Commander. Até mesmo o câmbio precisou ser substituído, e agora ela tem um automático de oito marchas. E o resultado foi muito positivo.

Carta ao Leitor
65 e contando…
Todo mundo tem uma história com QUATRO RODAS. Esse mote usado pelas marcas há mais tempo no país, como Chevrolet e Volkswagen, também serve para nós. Afinal, a história de QR se confunde com a do automóvel no Brasil. Quando a revista chegou, já havia indústria por aqui, mas ainda era iniciativa incipiente. Oficialmente, a indústria nasceu apenas quatro anos antes de QUATRO RODAS e a revista surgiu justamente com o propósito de acompanhar as notícias dessa atividade nascente, informando os leitores (que já eram muitos porque carro sempre foi uma paixão dos brasileiros), trazendo reportagens diversas sobre os lançamentos aqui e no exterior, dicas de manutenção, condições das ruas e segurança, além de turismo, que foi um dos pilares da pauta, naqueles tempos, dando origem ao Guia Quatro Rodas e também à revista Viagem & Turismo.
Neste mês, QUATRO RODAS comemora 65 anos e, para marcar a data, esta edição traz uma matéria que reconta a história da indústria guiada por sete capas. Das primeiras fábricas até a transição tecnológica atual, o texto relembra as principais passagens da indústria, acompanhando a evolução do país (com flashes sobre os movimentos da revista nesses cenários). Para acompanhar essa trajetória, mostramos também 14 carros, dois por década, que ilustram essa jornada.
Agosto é mês de festa e também da pesquisa Melhor Compra, estudo que existe desde 2021, nesse formato – antes, fazíamos reportagens com esse tema, mas não havia periodicidade definida. O guia Melhor Com-pra aponta as melhores opções do mercado, segundo a opinião de nossa equipe, levando em conta as impressões que esses veículos nos causaram, quando avaliados, e também dados objetivos como rendimento, equipamentos e custos de manutenção, seguro, desvalorização etc.
Para completar, preparamos um pacote de reportagens que vai do teste do novo Fiat Cronos ao Zeekr X, passando pelas apresentações de Renault Boreal e do novo Chevrolet Tracker, e uma matéria especial sobre crash-test, ensaio que acompanhamos ao vivo, para relembrar a capa da edição de novembro de 2000, quando QR bateu quatro carros sem dó nem piedade (mas seguindo as normas técnicas).
Espero que você goste e siga compartilhando histórias conosco. Ses-senta e cinco anos depois, nós seguimos com o mesmo entusiasmo.
