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Projeto de lei nos EUA quer eletrônica para impedir excesso de velocidade

Limitador eletrônico agiria para impedir velocidades muito maiores do que as permitidas, baseando-se em dados de mapas, placas e GPS

Por Julio Cabral
Atualizado em 6 Maio 2024, 17h30 - Publicado em 31 jan 2024, 19h52
A IA seria usada para determinar o quanto o motorista está andando acima do limite
A IA seria usada para determinar o quanto o motorista está andando acima do limite (Timo Newton-Syms/Flickr)
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A Inteligência Artificial é a bola da vez dos tempos atuais, com evoluções que estão influenciando cada vez mais a indústria automotiva. Mas alguns motoristas podem reclamar dessa possível inovação: um projeto de lei da Califórnia visa controlar a velocidade dos carros. O objetivo é que nenhum modelo consiga ir além de uma margem de 16 km/h (10 milhas por hora) acima do limite da via.

Utilizar limitadores eletrônicos de velocidade é algo bem antigo na indústria automotiva. Os fabricantes alemães, por exemplo, estabeleceram que 250 km/h é um bom patamar em seu país, com as Autobahns. Nos Estados Unidos, outros tantos carros chegam a até 180 km/h. No entanto, uma limitação tão severa seria uma novidade. 

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O projeto de lei foi criado pelo senador californiano Scott Weiner. Em vez de um bloqueio eletrônico simples, o político propõe usar Inteligência Artificial que possa definir e garantir o novo limite. Não há muito o que falar sobre a tecnologia, sabemos apenas que ela deve usar reconhecimento de placas e dados sobre os limites de cada área via GPS, duas tecnologias já oferecidas em muitos carros. Ambos itens passariam a ser obrigatórios em veículos ano/modelo 2027.

Automóveis e demais veículos de emergência estariam liberados desse monitoramento mais duro, uma vez que precisam circular acima do limite muitas vezes. 

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Contudo, trata-se apenas de um projeto de lei, não se sabe o tempo que levará o trâmite e que tipo de opositores a ação pode enfrentar. Talvez o histórico progressista do setor automotivo californiano possa dar uma mão, a despeito da restrição polêmica.

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