Primeiro piloto solo do Rally dos Sertões tem sistema de moto em picape
Youssef Haddad, que já participou de 13 edições do Sertões e de 8 Rally Dakar, conta os desafios e de onde surgiu a ideia de correr sem navegador
![Youssef Haddad](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/380_380_vandreist_000016_48560.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
O lema de todo participante do Rally dos Sertões é o desafio, afinal, são milhares de quilômetros percorridos em terrenos com diversos níveis de dificuldade. Para o engenheiro mecânico Youssef Haddad, no entanto, essa provocação irá além na 30ª edição da prova: ele é o primeiro piloto da história do Sertões a competir sozinho, sem ajuda de um navegador.
Youssef já tem na bagagem 13 participações no rali brasileiro, onde conquistou 3 títulos na posição de navegador, além de 8 participações no Rally Dakar, levando o prêmio de melhor dupla estreante na edição de 2009. Ou seja, é uma sucessão de desafios: ele passa de navegador para piloto e, logo em sua estreia, sozinho dentro de sua picape.
![380_marcelomachadodemelo_0018542_48560 Mitsubishi L200 de Youssef Haddad](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/380_marcelomachadodemelo_0018542_48560.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“Eu procurava alguma coisa que me motivasse novamente para estar dentro do carro encarando o Sertões, e há três anos nasceu essa ideia, a ideia foi evoluindo e a gente achou que justo nessa edição especial seria a hora de colocar isso em prática”, disse Youssef, referindo-se à maior edição da história do Sertões.
Ele pondera, porém, que não necessariamente pulou diretamente do banco do carona para o posto principal do veículo, já que foi piloto de testes da Mitsubishi por muitos anos e participa do desenvolvimento de alguns veículos, incluindo a Mitsubishi L200 Triton Sport R que utilizará na competição.
![380_magnustorquato_008702_48560 Mitsubishi L200 de Youssef Haddad](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/380_magnustorquato_008702_48560.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas como é possível competir sozinho, sem as direções dadas pelo navegador? É “simples”. A picape do piloto recebeu o mesmo sistema de navegação das motos que correm no Sertões.
Além disso, o sistema foi instalado em uma posição próxima ao posto de pilotagem, com uma leve inclinação para que ele, sem movimentos tão livres por estar preso pelos cintos de segurança, capacete e pela estrutura do veículo, possa visualizar o que vem à frente – sem que isso prejudicasse a visibilidade na estrada.
![411546_1027030_c6543.00_00_01_056.still001 Mitsubishi L200 de Youssef Haddad](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/411546_1027030_c6543.00_00_01_056.still001-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“Foi um desafio grande achar posição para tudo, que ergonomicamente estivesse tudo ao meu alcance, sem que me atrapalhasse em termos de performance”, destaca Youssef.
“Esse, sem dúvida, é um dos maiores desafios da minha carreira. Vai ser extremamente difícil, tanto do ponto de vista físico como psicológico, encarar esse trajeto tão longo e difícil, sozinho, acumulando as funções de piloto e navegador.”, completa.