Primeiro Logan volta a ser feito no Irã com visual futurista e motor russo
Sedã terá produção em série retomada a partir de fevereiro após quatro anos fora de linha devido a sanções econômicas internacionais
Foi em 2007 que o Renault Logan, ainda da primeira geração, começou a ser vendido no Irã com o nome Tondar 90. Mas, por conta de sanções em vigor desde 2018 o sedã saiu de linha em 2019. Desde então a fabricante local SAIPA procura meios de religar a linha de montagem. Parece que dessa vez eles conseguiram.
De acordo com o CEO do Saipa Automotive Group, Mohammad Ali Timuri, a produção do sedã será retomada em fevereiro. A empresa teria firmado um acordo de fornecimento de motores e outros componentes mecânicos com a AvtoVAZ, que pertencia à Renault e foi transferida ao governo russo no ano passado.
Mas nessa retomada o sedã compacto estará muito diferente. Desde 2020 a empresa trabalha em uma modernização do projeto, com nova traseira com lanternas que avançam sobre o porta-malas e dianteira com linhas muito mais angulares, grade hexagonal e até faróis de led. Com as mudanças, ele passará a se chamar Saipa P90.
Dois motores eram cotados para o P90 anteriormente: o motor original francês Renault K4M com 105 cavalos de potência ou um 1.5 turbo de desenvolvimento próprio com modestos 112 cv. Agora, a Saipa usaria motores russos, como um 1.6 de 122 cv do Niva.
Unidades pré-série já estão sendo montadas e, de acordo com Ali Timuri, o mercado-alvo será a Rússia. Os planos são otimistas: usar suas seis fábricas para fazer 540.000 carros ainda 2023, exportar 10.000 carros e montar 100.000 carros importados em CKD. Depois, a Saipa ainda pretende exportar o carros em CKD para a Venezuela, outro mercado da empresa com seus outros modelos.