Prima distante dos Volvo, Yuancheng FX é a picape mais bizarra já feita
Com plataforma monobloco de SUV, utilitário poderia ser semelhante a uma Fiat Toro, mas a caçamba é um enxerto no lugar do para-choque traseiro
A picape Yuancheng FX deverá concorrer ao título de modelo mais bizarro já criado – superando com facilidade o criticado Pontiac Aztek. Afinal, o modelo é quase um SUV, mas o espaço que seria do porta-malas (ou de uma terceira fila de assentos) foi transformada em caçamba.
Não reconheceu a marca? É apenas uma das doze ramificações da gigante Geely (sim, a dona da Volvo). Aliás, o utilitário tem como base o Boyue PRO, que ostenta o emblema da empresa principal e é vendido até como Proton X70 na Malásia.
Essa é a primeira vez que os chineses desenvolvem uma picape de estrutura monobloco, como é nossa Fiat Toro – e até modelos maiores, como Chevrolet Avalanche e Honda Ridgeline. No visual, lembra a SsangYong Actyon Sports.
É curioso notar como tudo se manteve praticamente igual ao SUV até a última coluna. Mas o enxerto prolonga a picape em 36,1 cm em relação ao Boyue PRO: são 4,90 m de comprimento (nossa Renault Duster Oroch tem 4,69 m).
O fabricante chinês não divulga a capacidade de carga da picape e nem mesmo tamanho da nova caçamba – o porta-malas do utilitário esportivo original também é mantido sob segredo. Mas o entre-eixos de 2,67 m é igual ao SUV Geely.
Já disponível no mercado asiático, a Yuancheng FX é oferecida sempre com motor 1.8 turbo 186 cv e 30,6 kgfm em conjunto com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Por lá, os preços partem de R$ 101.000.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.