A reinterpretação de um clássico para relembrar o passado, mas vivendo o presente e de olho no futuro. É essa a mistura que a Porsche pretende passar com o Vision 357, um conceito feito para resgatar as memórias do aclamado 356, o primeiro carro oficial da marca feito entre 1948 e 1965.
É como se Ferry Porsche estivesse lançando o 356 hoje. Estão no Vision 357 (que dá ares de sucessão pelo numeral) as linhas gerais de seu antepassado, como o para-brisa quase vertical e que se funde às colunas A – no modelo atual, a ligação com os vidros laterais remete à aparência de um capacete.
A dianteira baixa com ombros mais largos, onde ficam abrigados os faróis, também são uma clara referência do passado. Os faróis, por sinal, são redondos e têm quatro pontos de leds, como nos Porsche atuais. As rodas também misturam passado, presente e futuro, com 20 polegadas, feitas de magnésio e cobertas por calotas de fibra de carbono com desenho retrô.
Embora tenha um grande vidro que se estenda pelo teto, a traseira do Vision 357 tem as referências mais clássicas, começando pelo formato mais arredondado e vertical do que o visto nos carros atuais da marca. As faixas centrais fazem referência às grades traseiras do 356 e estão lá as saídas duplas de escape centrais. As laterais têm soleiras em plástico com fibra natural, como no Porsche Mission R, o conceito elétrico de corrida apresentado em 2021.
Para completar a homenagem, o cupê ostenta o número “75” na dianteira e nas laterais, em um tamanho nada discreto. O número diz respeito ao aniversário de 75 anos do 356, que obteve sua licença em 1948. Infelizmente, não há imagens do interior do conceito.
Caso você esteja pensando até aqui que o conjunto mecânico seja parte do “de olho no futuro” e que se trata de um esportivo elétrico, aqui vai uma surpresa: a mecânica faz parte mais do passado do que do presente ou do futuro.
O Vision 357 é equipado com a mecânica do poderoso 718 Cayman GT4 RS, um dos modelos mais insanos já feitos pela Porsche. O conceito, aliás, é feito com base no 718. Ou seja, estamos falando de um motor central 4.0 de seis cilindros aspirado com 500 cv e 45,9 kgfm, e que pode chegar aos 9.000 rpm. É, também, o conjunto do 911 GT3.