A Porsche está lançando hoje a mais nova versão do Porsche Cayenne, a Turbo S E-Hybrid. A comercialização começa simultaneamente no Brasil e na Alemanha nesta terça-feira (13).
A diferença é que lá os alemães já podem sair da loja de SUV novo, enquanto aqui os brasileiros precisam esperar o carro chegar, o que pode levar alguns meses em razão da programação da fábrica.
Isso acontece porque, no Brasil, a Porsche vai comercializar essa versão somente sob encomenda.
Essa defasagem, porém, ocorre com qualquer modelo de importação regular que não esteja no show-room na cor ou no conteúdo que o consumidor deseja.
A prova de que o lançamento foi simultâneo é o fato do Cayenne Turbo S E Hybrid ser anunciado já com preço de tabela no Brasil: R$ 946.000.
E, além disso, o convite que a Porsche nos fez para conhecer o carro antecipadamente.
Dirigir o novo Cayenne Turbo S E-Hybrid agora foi uma grata surpresa. Já dirigi SUVs com alto desempenho, mas esse Cayenne tem performance de superesportivo.
Ele me lembrou o Porsche 918 Spyder que acelerei em 2016. Entre um e outro existe uma longa distância.
O Cayenne tem dois motores (V8 4.0 biturbo + elétrico que juntos entregam 680 cv e 91,8 mkgf), contra três motores do 918 (V8 4.6 + dois elétricos que geram 899 cv e 130,5 kgfm).
Comparando os números de desempenho: o Cayenne acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e chega a 295 km/h de velocidade máxima.
O 918 leva apenas 2,6 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 345 km/h, segundo as medições da fábrica.
A semelhança entre os dois, no entanto, está na sensação ao volante. Arrancar com o Cayenne é uma experiência quase tão arrebatadora quanto com o 918.
E, além do desempenho, o Cayenne apresenta um comportamento dinâmico que faz a gente se esquecer que está ao volante de um alto e pesado SUV.
O Cayenne fica o tempo todo na mão do motorista graças à sua direção precisa e à suspensão pneumática ativa que minimiza as oscilações da carroceria.
Os pneus (285/40 R21, na frente, e 315/35 R21, atrás), participam da tarefa de manter o carro grudado ao chão.
O maior ponto em comum entre Cayenne e 918 está no seletor de modos de condução, no volante. São quatro opções: Hybrid Auto, Sport, Sport Plus e E-Power.
No modo Hybrid Auto, o carro se adapta às condições de uso (velocidade, carga e energia acumulada) e decide quais motores entram em operação.
No Sport e no Sport Plus, os dois motores atuam, mas a gestão da energia (consumo e recuperação) segue estratégias diferentes.
O E-Power serve para transitar em locais com restrições a veículos equipados com motores a combustão.
Segundo a Porsche, escolhendo esse modo é possível rodar até 40 km com emissão zero (em velocidades compatíveis com o regime urbano e desde que as baterias estejam carregadas).
Toda gestão é feita por um módulo eletrônico que possui uma embreagem que comanda o conjunto.
O motor elétrico fica instalado entre o motor V8 e o câmbio (Tiptronic de oito marchas).
O carregamento das baterias se dá de três maneiras possíveis: ação do motor a combustão, freios regenerativos e conexão à tomada (plug-in).
De acordo com a fábrica, as baterias de íons de lítio com capacidade de 14,1 kWh podem ser recarregadas em 2,4 horas (rede de 400 volts) ou em 6 horas (220 volts).
O Cayenne Turbo S E-Hybrid foi apresentado em duas versões de carroceria SUV e SUV cupê.
Enquanto a SUV pode ser encomendada já desde agosto, a cupê só estará disponível a partir do fim de setembro, segundo a fábrica.
A diferença entre elas se resume ao design da carroceria e a pequenos ajustes que os projetistas fizeram em razão das mudanças visuais.
Junto com a linha de teto com caimento mais suave do cupê (inspirada no Porsche 911 GT3 RS), os engenheiros aumentaram 1,8 cm das bitolas.
Além disso, para-lamas, portas, área envidraçada e lanternas traseiras também são exclusivas. E, por último, o cupê ganhou um aerofólio traseiro ajustável.
Em relação aos equipamentos, as duas são iguais e como versões topo de linha, elas vêm com um pacote de completo.
A lista inclui programa eletrônico de estabilidade, dez airbags, faróis de led, piloto automático adaptativo, central multimídia com sistema de navegação e conectividade e freios cerâmicos como itens de série.
Entre os opcionais há sistema de faróis inteligente (com câmera, função direcional e iluminação led com 84 pixels), head-up display, night vision e piloto automático com função anda e para.
Escolhidos os opcionais, o comprador só precisa pensar nas cores da carroceria e do revestimento e eventuais acessórios que queira instalar.
Ficha técnica – Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid
Preço: R$ 946.000
Motor: Gas: V8, 32 V, biturbo, 3.996 cm3, 550 cv a 5.750 rpm, 71,4 kgfm a 2.100 rpm. Eletr., síncrono, 136 cv a 2.800 rpm, 40,8 kgfm a 100 rpm. Juntos: 680 cv a 5.750 rpm e 91,8 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, 4×4
Suspensão: pneumática, tipo multilink nos dois eixos
Freios: discos cerâmicos ventilados, nas 4 rodas
Direção: eletrohidráulica
Pneus: 285/40 R21 (diant.), 315/35 R21 (tras.)
Dimensões: comprimento, 492,6 cm; altura, 167,3 cm; largura, 198,3 cm; entre-eixos, 289,5 cm; peso, 2.490 kg; tanque, 75 l; porta-malas, 645 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 3,8 seg.; velocidade máxima, 295 km/h