Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Porsche 959 batido é leiloado por quase R$ 2 milhões

Com 450 cv de potência, uma das 294 unidades fabricadas do rival da Ferrari F40 foi apresentada em Monterey, nos EUA

Por Gabriel Aguiar Atualizado em 29 ago 2018, 12h11 - Publicado em 29 ago 2018, 08h56
Modelo batido é uma das 294 unidades produzidas Mecum Auctions/Divulgação

Não é difícil encontrar sucatas à venda em leilões, mas quando você acha que valeria um raro Porsche 959 Komfort batido? Para a leiloeira Mecum Auctions, pelo menos US$ 450.000 (cerca de R$ 1.830.000 em conversão direta).

Aviso: não dá para dirigir o carro com essas rodinhas de carrinho de supermercado Mecum Auctions/Divulgação

Com apenas 5.885 km marcados no hodômetro, trata-se uma das 294 unidades fabricadas pela marca alemã – e que, em boas condições, chegou a ultrapassar a barreira de US$ 1 milhão (mais de R$ 4 milhões) no exterior.

Uma unidade em boas condições pode superar os R$ 4 milhões em leilão Mecum Auctions/Divulgação

E não é que a (quase) sucata conseguiu um comprador durante os leilões em Monterey, nos EUA? Na verdade, o lance superou até a previsão da empresa: o superesportivo feito em 1987 foi arrematado por US$ 467.000 (quase R$ 1.899.000).

Modelo foi capaz de andar durante a apresentação da venda Mecum Auctions/Divulgação
Continua após a publicidade

Apesar do estado da carroceria — e de faltar uma das rodas dianteiras —, o Porsche 959 é capaz de andar e o motor parece estar em condições de funcionamento. Na época do lançamento, em 1986, foi o modelo de rua mais rápido do mundo.

Cabine se manteve intacta após a colisão Mecum Auctions/Divulgação

Criado para competir no Grupo B de rali de velocidade, que só permitia veículos homologados em produção, o superesportivo tinha motor de seis cilindros opostos 2.8 com biturbo de 450 cv, com câmbio manual de seis marchas e tração integral.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=khbDvucJFuY&w=680&h=420]

Não bastasse ser o primeiro Porsche com tração nas quatro rodas, esse modelo também marcou época por ter suspensão adaptativa, motor refrigerado a água (enquanto os demais motores da marca eram refrigerados a ar) e carroceria com kevlar.

Não por acaso, ele dividia os holofotes dos anos 1980 com outro todo-poderoso: a Ferrari F40, capaz de chegar aos 100 km/h em 4,8 s nos testes de QUATRO RODAS. E quanto ao modelo da Porsche? Declarados 3,6 s até os 96 km/h.

Motor de seis cilindros tem 450 cv de potência Mecum Auctions/Divulgação
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)