Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Polestar declara independência da Volvo com cupê de 608 cv

Polestar 1 é um esportivo 2+2 com carroceria de fibra de carbono que pode rodar até 150 km só com eletricidade

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 out 2017, 14h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Parece um Volvo? A Polestar diz que 50% das peças do 1 são inéditas (Polestar/Divulgação)

    A Polestar pode não ser tão badalada quanto a Mercedes-AMG e a Audi Sport,  mas já é conhecida no mundo da preparação.

    Publicidade

    Famosa por lançar versões esportivas dos modelos Volvo, a empresa resolveu se emancipar e lançou seu primeiro automóvel de passeio desta nova fase.

    Publicidade

    O Polestar 1 é um belo cupê 2+2 (ou seja, com espaço para dois adultos e duas crianças) que poderia facilmente ser confundido com um lançamento da Volvo.

    Continua após a publicidade
    Preparadora oficial da marca sueca, a Polestar lançará três carros nos próximos anos (Polestar/Divulgação)

    O parentesco, aliás, não se limita ao design, já que o carro aproveita a mesma plataforma adotada em todos os modelos recentes da Volvo, como XC90, S90 e V90. Até o interior é praticamente o mesmo do recém-lançado XC60.

    Publicidade
    Teto panorâmico e carroceria de fibra de carbono deixam o One bem leve (Polestar/Divulgação)

    Mesmo assim, a Polestar garante que 50% dos componentes do One são inteiramente novos e foram desenvolvidos pelos engenheiros da empresa.

    Fica mais fácil acreditar neste discurso quando observamos sistemas como a suspensão adaptativa, que se ajusta automaticamente tanto ao estilo de condução do motorista quanto às condições do piso.

    Publicidade
    Interior do Polestar 1, cupê lançado pela Polestar
    Interior é praticamente idêntico ao do XC60 – falta só o símbolo da Volvo (Polestar/Divulgação)

    Segundo a Öhlins (empresa responsável pelo desenvolvimento conjunto com a Polestar), o sistema aproveita informações como o movimento das rodas e a inclinação da carroceria para controlar o funcionamento dos amortecedores, podendo alterar o ajuste da suspensão de 400 a 500 vezes por segundo.

    Outro detalhe interessante é a carroceria feita inteiramente de fibra de carbono, que deixa o veículo significativamente mais leve e aumenta a rigidez torcional em 45%. A distribuição de peso, aliás, é de 48:52 – ou seja, 48% no eixo dianteiro e 52% no eixo traseiro.

    Publicidade
    Dois motores elétricos movimentam o eixo traseiro do cupê (Polestar/Divulgação)

    O Polestar 1 já está em sintonia com a futura filosofia da Volvo, que só produzirá veículos híbridos e elétricos a partir de 2019. Enquanto o eixo dianteiro do cupê é movido por um motor 2.0 de quatro cilindros, o eixo traseiro é tracionado por dois motores elétricos, que produzem 221 cv. A potência combinada é estimada em 608 cv, com torque máximo de 102 mkgf.

    Os motores elétricos também são responsáveis pela vetorização de torque, que proporciona maior estabilidade nas curvas. Segundo a Polestar, o 1 pode rodar até 150 km apenas com o auxílio da eletricidade – uma autonomia superior a de qualquer modelo híbrido atual nesta condição de uso.

    Publicidade
    Próximos modelos da Polestar serão 100 elétricos (Polestar/Divulgação)

    Interessados já podem encomendar seu Polestar 1 imediatamente pela internet. As primeiras unidades serão produzidas a partir da metade de 2019 em uma moderna fábrica que está sendo erguida em Chengdu, na China.

    O sistema de venda dos carros será 100% online e não haverá exigência de sinal para garantir seu veículo. O valor pedido pelo veículo cobrirá todos os custos com entrega, manutenção, seguro e pós-venda, incluindo a disponibilidade de um veículo Volvo ou Polestar por um mês enquanto aguarda a entrega de seu automóvel sem custo adicional.

    Primeiras unidades do cupê serão produzidas a partir de 2019 (Polestar/Divulgação)

    Os próximos lançamentos da Polestar serão 100% elétricos. O primeiro deles será o Polestar 2, que entrará em produção em 2019 como o primeiro veículo elétrico comercializado pelo Volvo Car Group. Ambição não falta à empresa, que já classifica o Tesla Model 3 como principal concorrente do futuro modelo.

    A terceira (e por enquanto última) novidade da Polestar será o Polestar 3, um SUV de porte médio movido, obviamente, a eletricidade.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.