Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Polestar, a ‘filha’ esportiva da Volvo, anuncia sua estreia no Brasil

De preparadora da Volvo a marca própria, Polestar anunciou que chegará ao mercado brasileiro no ano que vem

Por Eduardo Passos
Atualizado em 19 jun 2024, 11h45 - Publicado em 19 jun 2024, 10h36

A Polestar tem uma história comum de preparador esportiva que, de tão boa, acabou comprada pela marca dos carros em que mexia – nesse caso, a Volvo, bem antes dos chineses chegarem. Com a transição para os elétricos, a Polestar acabou se tornando uma marca à parte e, hoje (19), anunciou sua chegada ao Brasil.

Foi numa parte pequena do comunicado de imprensa já econômico nos detalhes. No texto, a Polestar reforçou estar numa fase de expansão global; até o ano que vem, a fabricante terá carros à venda na França, Alemanha, Eslováquia, República Tcheca, Polônia, Tailândia e Brasil. A estreia ocorrerá em 2025, através de uma “parceria de distribuição global”. Não foram divulgados detalhes quanto ao parceiro, ou sobre os modelos da Polestar que serão vendidos no mercado nacional.

O será vendido aqui?

A Polestar não falou o que trará ao nosso país, mas também não é como se houvesse grande mistério. Como outras marcas de seu segmento, é plausível que ela opte por dois modelos, preferencialmente mais caros. Atualmente, há três modelos à disposição, sempre elétricos e com aspecto de um Volvo mais esportivo.

Polestar 4

Polestar 4
Polestar 4 (Divulgação/Polestar)

O mais caro é o Polestar 3, que também é, basicamente, o novo Volvo EX90, que já está confirmado em nosso país como o sucessor de nova geração do Volvo EX90.

Acontece que, onde são vendidos simultaneamente, os dois SUVs elétricos de sete lugares custam praticamente o mesmo e têm os mesmos números de performance: 517 cv, 92,8 kgfm, autonomia superior a 450 km e tração integral. Só há diferença no tempo de 0 a 100 km/h (3,7 s do Polestar e 4,3 s do Volvo) e na velocidade máxima (210 km/h a 180 km/h, respectivamente).

Polestar 3
Polestar 3 (Divulgação/Polestar)

Dado que o EX90 tem preço estimado de R$ 700.000 e a Volvo quer dobrar suas vendas no Brasil, a sueca não pode se dar ao luxo de perder nenhum cliente para bater a meta (que será puxada, mesmo, pelo EX30). Logo, seria no mínimo arriscado que, além do EX90 estreando, também houvesse uma variante sua disponível.

Ao contrário do EX90, ele virá sempre com cinco lugares
Ao contrário do EX90, ele virá sempre com cinco lugares (Divulgação/Polestar)
Polestar 2 tem carroceria incomum entre os novos carros elétricos
Polestar 2 tem carroceria incomum entre os novos carros elétricos (Divulgação/Polestar)

Mas o risco parece inevitável, já que o Polestar 4, logo abaixo, custa mais ou menos igual ao XC40. O SUV cupê, entretanto, já utiliza a plataforma SEA, que aqui mostra seu salto tecnológico através do EX30. Uma das várias possibilidades, nesse caso, é que, na casa dos R$ 500.000, o Polestar 4 aproveite a eficiência da SEA para brigar com rivais um pouco mais caros.

Versão topo de linha tem dois motores e 476 cv. Autonomia chega aos 450 km
Versão topo de linha tem dois motores e 476 cv. Autonomia chega aos 450 km (Divulgação/Polestar)

O Polestar 2, por sua vez, é quem mais poderia causar confusão: ele é um legítimo crossover entre sedã e SUV, com tamanho equivalente ao de Honda Civic. A questão é que, ao longo da gama, ele poderia competir com o próprio Polestar 4, o Volvo XC40, o Volvo EX30 e o Zeekr X, que também se trata de membro da família; todas pertencentes (e cada vez mais unida) à gigante chinesa Geely.

Por fim, também há o Polestar 5, que ainda é inédito e será um sedã elétrico luxuoso, com aproximadamente 880 cv. Nem ele está livre da briga interna, pois será potencial rival da Zeekr 001, a perua superesportiva que também está chegando, com preço esperado para mais de R$ 700.000.

(Matéria em atualização. A Polestar não retornou o contato de QUATRO RODAS até o momento dessa edição)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.