PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Polestar 3 é SUV elétrico esportivo com 517 cv e autonomia de híbrido

Irmão do Volvo XC90, SUV traz bom desempenho e tecnologia avançada para controlar o sistema de direção semi-autônoma

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 13 out 2022, 19h03 - Publicado em 13 out 2022, 19h02
Polestar 3
 (Divulgação/Polestar)
Continua após publicidade

Baseado na plataforma do Volvo XC90, o Polestar 3 é a novidade da marca sueca para desbancar outros SUVs de luxo dos mercados europeu, americano e chinês, como o Porsche Cayenne E-Hybrid.

Para isso, o SUV elétrico topo de linha da Polestar aposta em três aspectos: visual ousado e esportivo, uma boa autonomia e pacote de tecnologia avançado.

Na parte estética temos dois cenários: uma dianteira diferente, porém, estilosa e uma traseira mais convencional e igualmente bonita. Os faróis chamam a atenção, pois têm um formato fora do comum, assemelhando-se a uma flecha. Por ser elétrico, ele dispensa uma grade aberta, que dá lugar a uma barra vertical preta usada para esconder câmeras do sistema de condução autônoma.

Polestar 3 frontal
(Divulgação/Polestar)

Na outra extremidade as luzes são totalmente integradas cortando todo o porta-malas. Mais acima, um aerofólio dá continuidade ao caimento do teto. Há também duas peças parecidas com alças, posicionadas nas extremidades da traseira, logo acima do para-choque preto.

Por dentro, foram usados materiais sustentáveis como lã rastreável para o acabamento. Os bancos podem ser pretos ou brancos, mas nos dois casos o cinto de segurança traz o contraste na cor amarela, mesma usada para alguns detalhes nas portas.

Continua após a publicidade
Polestar 3 traseira
(Divulgação/Polestar)

O console central é bem simples, abrigando apenas o seletor rotativo e um carregador por indução. A central multimídia vertical tem 14,5’’ e processador Snapdragon, tendo sido desenvolvida em parceria com a Google. 

Para completar, o 3 também está equipado com sistema de áudio Bowers & Wilkins de 25 alto-falantes, portas com fechamento suave, head-up display, teto solar panorâmico e maçanetas retráteis.

Continua após a publicidade

Tecnológico, o 3 traz o avançado sistema de assistência ao motorista, Pilot Pack, com direito a pilotagem semi-autônoma. Todas as versões já vêm de fábrica com cinco módulos de radar, cinco câmeras externas e doze sensores ultrassônicos externos. Até mesmo o interior tem sensores que evitam que o motorista esqueça crianças ou animais dentro do veículo.

Polestar 3 lateral
(Divulgação/Polestar)

Todos os equipamentos são controlados por chips da NVIDIA, os mesmos que também equipam o irmão XC90 e são capazes de processar 254 trilhões de informações por segundo.

A partir de meados de 2023, os clientes também poderão adquirir um pacote extra de LiDAR para o sistema de condução semi-autônoma. Mais três câmeras e quatro sensores a laser se juntam aos já existentes no Pilot Pack, oferecendo uma varredura mais ampla e precisa do ambiente, melhorando a atuação do piloto automático.

Continua após a publicidade
Polestar 3 dianteira
(Divulgação/Polestar)

Se na tecnologia o Polestar 3 não decepciona, no desempenho também não. São dois motores elétricos que geram 489 cv e 85,6 kgfm combinados, além de garantirem tração integral. Nessa configuração, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 5 segundos.

Aqueles que desejam mais potência, poderão optar pelo Power Pack. Com esse pacote de desempenho, o 3 ganha mais potência e torque, totalizando 517 cv e 92,7 kgfm, além rodas de 22’’ substituem as padrão de 21’’. Seu desempenho também melhora e o tempo de 0 a 100 km/h cai para 4,7 s.

Polestar 3 traseira
(Divulgação/Polestar)
Continua após a publicidade

Quem alimenta esses motores é uma bateria de íons de lítio de 111 kWh. Com uma carga completa, ela é capaz de fornecer até 610 km de autonomia no ciclo WLTP. A Polestar não divulgou em quanto tempo a bateria carrega, mas sabe-se que ela suportará carregadores de até 250 kW.

Polestar 3 bancos
(Divulgação/Polestar)
Polestar 3 painel
(Divulgação/Polestar)

O Polestar 3 será produzido na fábrica da Volvo em Chengdu, na China, e a partir da metade de 2024, ele passará a ser montado também em Ridgeville, nos EUA. Os primeiros modelos começarão a ser entregues no final de 2023. 

O SUV custará a partir de U$ 89.900, ou aproximadamente R$ 471.000. Com o pacote de desempenho Power Pack, o preço sobe e chega aos U$ 96.400, equivalente a cerca de R$ 505.000.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.