A Great Wall Steed 5 é uma picape média vendida na África do Sul por US$ 13.000 (cerca de R$ 66.000 na conversão direta). Mas não se empolgue: ela tirou nota zero em testes de colisão.
Com o segmento de utilitários superaquecido, começam a surgir alternativas mais econômicas a modelos já estabelecidos, como a picape grande da Foton que mostramos há pouco tempo.
Mas alguns desses veículos – que encontram espaço em mercado mais permissivos –, parecem não se importar com o sacrifício de alguns (ou muitos) equipamentos nesse processo de barateamento.
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No entanto, a redução de custos parece cobrar seu preço. Afinal, o modelo avaliado pelo Global NCAP não era oferecido com sistema de freios ABS e airbags – ambos obrigatórios no Brasil.
Com um impacto a apenas 64km/h, o resultado foi catastrófico: o veículo se despedaçou e o dummie bateu a cabeça contra o volante, mesmo com o cinto de segurança afivelado.
O dano à estrutura foi tamanho que, em uma análise posterior da própria NCAP, foi constatado comprometimento da cabine e deslocamento do volante, que, no vídeo, é visto sendo projetado contra o condutor.
Segundo a associação que realizou os teste de segurança, não há certeza de que bolsas de ar seriam suficientes para evitar ferimentos graves ao motorista.
Recentemente, uma versão com airbags e freios ABS intitulada Safety Version (“versão de segurança”, em tradução livre) começou a ser vendida como alternativa à topo de linha, SX, até então a a única com esses equipamentos.
Vinda do fabricante de nome “Great Wall” (“Grande Muralha”, em tradução livre), chega a ser cômico que a picape tenha se saído tão mal ao encarar uma parede pelo caminho.
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