Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Picape chinesa anti-Hilux que quer dominar o mundo é registrada no Brasil

Great Wall Série P nasceu com missão de fazer marca chinesa ser uma das maiores fabricantes de picapes no planeta, ao lado de Ford e GM

Por Leonardo Felix
Atualizado em 17 jul 2020, 19h44 - Publicado em 2 jun 2020, 11h44
Versão invocada da Great Wall Série P (Great Wall/Divulgação)

O Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) costuma trazer registros curiosos. O desta terça-feira (2) nos deixou deveras intrigado.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Trata-se do desenho de um dos membros da Série P, família de picapes da chinesa Great Wall criada para dividir com a Ford Série F e a GM o protagonismo global no mercado de utilitários com caçamba.

Continua após a publicidade
Registro da Série P no Inpi (Inpi/Reprodução)

Caso você não tenha levado muito a sério essa meta, saiba que a Great Wall já é a líder em vendas de picapes e SUVs no gigantesco mercado chinês, o que não é pouco.

A Série P com roupagem mais civil (Great Wall/Divulgação)

O objetivo, nos próximos anos, é vender 200 mil unidades da Série P ao redor do mundo. Será que o Brasil é um dos mercados de destino da picapona? Difícil esperar, visto que a Great Wall sequer opera por aqui.

Lanternas são mais elaboradas que as das picapes que conhecemos no Brasil (Great Wall/Divulgação)

Todavia, a Série P é construída com chassis sobre longarinas em sobre uma plataforma denomina P71. E, segundo o fabricante, oferece mais de 100 combinações entre visual, tipo de cabine e motorização.

Continua após a publicidade
Interior lembra o de um Toyota SW4 (Great Wall/Divulgação)

O modelo registrado no Brasil tem pegada mais aventureira, ao estilo Ram 1500 Rebel: moldura proeminente em preto fosco na grade, apliques nas caixas de rodas, pneus de off-road, snorkel e gancho para reboque.

Nas variantes a combustão, o motor é um 2.0 turbo a gasolina de 200 cv, que pode ser gerenciado por câmbio manual de seis marchas ou automático de oito. Este último, fornecido pela ZF, é o mesmo da nossa VW Amarok.

Continua após a publicidade
Há até uma variante elétrica (Great Wall/Divulgação)

A tração é 4×4, com prioridade às rodas traseiras e direito a diferencial central blocante e 90 cm de capacidade de imersão. Entre os itens de destaque estão piloto automático adaptativo e assistente de estacionamento. Também há uma variante elétrica.

Modelo tem porte de picape média, mas com opção de carroceria mais estendida (Inpi/Reprodução)

Suas dimensões são de picape média, um pouco maiores que as da Toyota Hilux: 5,36 m de comprimento, 1,88 m de largura e altura, e 3,23 m de entre-eixos.

Mas há opções alongadas, com até 5,60 m de comprimento, 3,41 m de entre-eixos e 1,93 m de largura.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.