Peugeot E-208 GTi mais potente que o VW Golf GTI estará no Salão do Automóvel
Peugeot 208 elétrico ganha visual, motor e chassi com aspectos esportivos; modelo será exibido durante o Salão do Automóvel 2025
A Peugeot começou a vender o 208 elétrico no Brasil em setembro de 2021 e o mesmo foi descontinuado em setembro de 2024. Agora, a marca do leão vai exibir, pela primeira vez para o Brasil, a versão mais esportiva do hatch elétrico.
Trata-se do Peugeot E-208 GTi, com 280 cv e 35,18 kgfm – em termos de comparação, ele tem 35 cv a mais que o Golf GTI, que virá em 2026.
O hatch elétrico será mostrado ao público de forma oficial durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital paulista. Não há, porém, qualquer indicativo de que a versão esportiva será lançada no Brasil.
Visual futurista
O visual do E-208 GTi tem linhas bem semelhantes em relação a opção a combustão. No entanto, a Peugeot o deixou com uma pegada futurista, ao adicionar tons metálicos e iluminação LED perimetral.
Além disso, há detalhes que resgatam elementos históricos da linhagem “GTi”, como as rodas com estrutura perfurada inspiradas no 205 GTi e detalhes em vermelho. Há ainda detalhes em preto nas caixas de rodas, retrovisor, aerofólio e difusor.
No interior, assim como na carroceria, é possível observar uma mescla de elementos em preto e vermelho, isso no painel, portas, volante e bancos. Os bancos dianteiros têm uma linha divisória em vermelho e a inscrição “208 GTi”.
Com o motor elétrico de 280 cv, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 180 km/h.
Sua bateria de 54 kWh proporciona uma autonomia de 350 km (ciclo WLTP) e permite recarga rápida de 20% a 80% em menos de 30 minutos com potência de até 100 kW, segundo dados divulgados pela Peugeot.
Em termos de comparação, o último E-208 GT comercializado no país tinha uma autonomia de 362 km (Inmetro), com uma bateria de 50 kWh de capacidade. O e-208 GT tinha motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm e ia de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos em nossos testes.
Chassi de carro esportivo
O chassi foi outro ponto ajustado no veículo. A suspensão foi rebaixada em 30 mm em comparação com o modelo base e as bitolas foram alargadas em 56 mm na dianteira e 27 mm na traseira.
Ele também tem molas e amortecedores com batentes hidráulicos específicos, assim como barra estabilizadora traseira. O sistema de freios dianteiros agrega discos de 355 mm com pinças de quatro pistões.
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