Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Peugeot revela protótipo do 208 conversível que nunca existiu

Resultado de um projeto rejeitado, o único Peugeot 208 conversível do mundo agora está em exposição no Musée De L'Aventure Peugeot

Por Rafael Sommadossi
16 abr 2024, 07h00

A Peugeot conseguiu manter em segredo que cogitou lançar um 208 Cabriolet por mais de uma década. Agora, o protótipo desse projeto foi revelado ao mundo ao integrar o acervo do Musée De L’Aventure Peugeot, em Sochaux, França.

O desenvolvimento deste projeto foi denominado como “A97”, e começou a ser planejado em 2007, cinco anos antes do lançamento do Peugeot 208 original, lançado em 2012. O único protótipo real ficou escondido por anos por anos, mas nunca teve sua produção aprovada.

208 cabriolet
(Divulgação/Peugeot)

O carro tem particularidades interessantes, como a capota de lona. É bem diferente do projeto dos seus antecessores, o 206 CC e o 207 CC, que apresentavam uma capota rígida retrátil. O objetivo era aproveitar os benefícios em termos de espaço, custos e peso.

Continua após a publicidade

O protótipo exibido revela que a utilização de uma capota de lona tradicional permitiria proporções mais equilibradas e maior espaço interno, especialmente para os passageiros traseiros. O teto de lona vermelha do protótipo combinava com o interior de couro vermelho.

208 cabriolet
(Divulgação/Peugeot)

A estrutura básica do Peugeot 208 Cabriolet seria compartilhada com o hatch duas portas, reduzindo custos de desenvolvimento. No entanto, o protótipo apresentava uma traseira com sua própria tampa do porta malas e para-choque traseiro exclusivo.

Compartilhe essa matéria via:

O projeto foi arquivado em 2011 devido a uma reestruturação e racionalização feita pelo Grupo PSA na época, em favor do DS3 Cabrio, que usava a mesma plataforma do 208. Só que o DS3 Cabrio tinha apenas um teto de lona e mantinha colunas e janelas da versão convencional.

208 cabriolet
(Divulgação/Peugeot)

Comparativamente, o investimento necessário para produzir o DS3 Cabrio foi inferior ao do Peugeot 208 Cabriolet, resultando em uma economia considerável. E também era mais caro, o que acabava compensando o potencial de vendas limitado de um conversível urbano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.