A PSA deverá encerrar a produção dos pequenos Citroën C1 e Peugeot 108 na Europa como parte de um programa de corte de custos. Com o fim dos dois modelos, o grupo deixará de atuar no segmento de subcompactos, com C3 e 208 assumindo o posto de modelos de entrada das duas fabricantes.
Os dois carros já estão em fim de ciclo de vida, com atualizações importantes necessárias a curto e médio prazo. Motores novos e mais sistemas de segurança ativa estariam entre as melhorias, que resultariam num custo elevado e difícil de justificar para a PSA.
O movimento não é exatamente novo, com Ford e Opel já tendo encerrado as linhas de Ka e Adam, respectivamente. Os pequenos da PSA eram projetos conjuntos com a Toyota, feitos a partir do Aygo, que continua em linha na República Tcheca.
No entanto, a própria marca francesa já até se desfez das ações que tinha da Toyota.
E assim como a PSA, a Volkswagen também poderá rever o futuro do trio VW Up!, Seat Mii e Skoda Citigo. Por enquanto, eles vêm fazendo algum sucesso com suas versões elétricas, que estão entre os elétricos mais baratos da Europa.
Mas ao menos as versões a gasolina também podem estar com destino em xeque.
A PSA deverá se voltar a modelos pequenos elétricos, como o Citroën Ami. O modelo é um quadriciclo elétrico para uso restrito em centros urbanos ou comunidades fechadas e pode ser conduzido por motoristas com idade a partir dos 16 anos. O carrinho pode ser comprado por 6 mil euros ou alugado por 19,99 euros mensais.
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